QUINTA-9TC

QUINTA-FEIRA DA 9ª SEMANA COMUM

06/06/2024

São Norberto 

LINKS AUXILIARES:

ÁUDIO DO COMENTÁRIO DESTA PÁGINA

AS LEITURAS DESTA PÁGINA E DO MÊS TODO

TODOS OS VÍDEOS DE DOM JÚLIO


1ª. Leitura – 2 Timóteo 2,8-15

Salmo. 24 (25) R- Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos!

Evangelho Marcos 12, 28b-34

Naquele tempo, um dos escribas aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29  Jesus respondeu: “O primeiro é este: ‘Ouve, Israel! O Senhor nosso Deus é um só. 30 Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com toda a tua força!’ 31 E o segundo mandamento é: ‘Amarás teu próximo como a ti mesmo’! Não existe outro mandamento maior do que estes.” 32 O escriba disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: ‘Ele é o único, e não existe outro além dele’. 33 Amar a Deus de todo o coração, com toda a mente e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo, isto supera todos os holocaustos e sacrifícios”. 34 Percebendo Jesus que o escriba tinha respondido com inteligência, disse-lhe: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer-lhe perguntas.


Meu irmão, minha irmã!


Mc 12,28b-34

Um mestre da lei se aproximou de Jesus. Ele é uma pessoa de boa vontade. Diferente dos outros que queriam somente arranjar algum pretexto para o acusar e incriminar, esse doutor da lei deseja realmente escutar e aprender de Jesus.

A pergunta desse mestre da lei se refere ao primeiro de todos os mandamentos e pode ser desdobrada em outras: é preciso cumprir todos os mandamentos? Esses mandamentos podem ser sintetizados e reduzidos a poucos preceitos? Pode ser sintetizado em um só mandamento?

A pergunta do mestre da lei, ganha ainda mais significado quando tomamos ciência de que a tradição rabínica da época contou 613 preceitos: destes 365 eram proibições e 248 eram mandamentos.

Jesus não responde à pergunta como uma questão teórica puramente intelectual. Para Jesus, saber qual é o primeiro dos mandamentos é uma questão de vida e não uma questão teórica. Amar a Deus e amar o próximo para Jesus não é simples questão escolar. Ao contrário constitui a vida de Jesus: Ele ama a Deus e o próximo! Ninguém amou como Ele. Ninguém cumpriu o duplo mandamento do amor como Jesus! Somente Jesus viveu esse duplo mandamento em modo tão perfeito: o amor a Deus e o amor ao próximo o levou a dar a vida na cruz.




DOM JULIO ENDI AKAMINE

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

https://pt-br.facebook.com/domjulioendi.akamine

Créditos do áudio: Rádio Uniso