SÁBADO-3TC

SÁBADO DA 3ª SEMANA DO TEMPO COMUM

27/01/2024

Santa Ângela Mérici


LINKS AUXILIARES:

ÁUDIO DO COMENTÁRIO DESTA PÁGINA

AS LEITURAS DESTA PÁGINA E DO MÊS TODO

TODOS OS VÍDEOS DE DOM JÚLIO


Leitura: 2 Samuel 12,1-7a.10-17

Salmo50(51) R-Criai em mim um coração que seja puro!

Evangelho: Marcos 4,35-41

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – 35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem!” 36Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava, na barca. Havia ainda outras barcas com ele. 37Começou a soprar uma ventania muito forte, e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. 38Jesus estava na parte detrás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo, e tu não te importas?” 39Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento cessou e houve uma grande calmaria. 40Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” 41Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?” – Palavra da salvação.


Meu irmão, minha irmã!

Mc 4,35-41

A noite caiu, e os discípulos estão atravessando o lago de Genesaré. Alguns dos discípulos são pescadores experientes que sabem muito bem que tempestades violentas ocorrem nesse lago. A tempestade no lago serve então para revelar a identidade divina de Jesus. A pergunta final: quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem? O episódio nos conduz a aprofundar a nossa experiência com Jesus. O batismo é um atravessar o mar na companhia de Jesus. Dormindo no barco, Jesus testa a fé dos discípulos que têm que enfrentar o pavor do mar agitado. 

Os discípulos não passam pela prova de Jesus, por isso eles clamam: Mestre, estamos perecendo e tu não te importas? Os discípulos são dominados pelo medo e nisso demonstram que não tem fé. Por isso Jesus, depois de ordenar silêncio ao mar, repreende os discípulos: Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé? 

Os discípulos não passaram na prova, mas valeu a pena fazer a prova. Ao menos eles têm que reconhecer que necessitam de fé para atravessar o lago com Jesus. 

O batismo é isso: é ser mergulhado com Jesus na morte para, com Ele, ressuscitar para a vida nova. Jesus dorme. Dorme para estar conosco no vale obscuro que devemos atravessar; dorme no alto da cruz como dorme na parte de trás do barco; dorme no ventre da terra para daí se levantar ressuscitado.



DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

https://pt-br.facebook.com/domjulioendi.akamine

Créditos do áudio: Rádio Uniso