.Salmo 23(24) R-O Rei da glória é o Senhor onipotente!
2ª Leitura: Hebreus 2,14-18
Evangelho de Lucas 2, 22-40
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – [22 Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor, 23 conforme está escrito na lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”. 24 Foram também oferecer o sacrifício – um par de rolas ou dois pombinhos –, como está ordenado na lei do Senhor. 25 Em Jerusalém havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele 26 e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor. 27 Movido pelo Espírito, Simeão veio ao templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a lei ordenava, 28 Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29“Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meus olhos viram a tua salvação, 31 que preparaste diante de todos os povos: 32 luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”]. 33 O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34 Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35 Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”. 36 Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. 37 Depois ficara viúva e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38 Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. 39 Depois de cumprirem tudo, conforme a lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 40 O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele. – Palavra da salvação.
Caríssimos Irmãos e Irmãs,
A salvação de Deus entra pelos olhos. Aqui reside a alma da liturgia dominical da Festa da Apresentação do Menino Jesus no Templo, e da tradicional Festa de Nossa Senhora das Candeias, onde velas serão abençoadas, precedendo a benção das gargantas de São Brás, cuja festa celebraremos dia 03 de fevereiro. O elo litúrgico e piedoso dessas celebrações é a luz de Cristo que, de nossas velas, entra pelos olhos, curando o coração que crê. Essa luz nos ajuda a ver o caminho da salvação, para além das vicissitudes históricas que sofremos, e abraçá-lo com humildade.
Deus é superabundante em sua misericórdia. Não apenas cumpre a promessa da consolação de Israel, mais que isso, envia ao mundo o próprio Consolador. Envia seu próprio Filho Unigênito, e também seu Espírito prometido. Assim, a humanidade inteira pode ver a glória do Senhor. E ter suas dores e sofrimentos curados, atados com o óleo que alivia a dor; as lágrimas encontram resposta divina. E a alegria do encontro com Deus se manifesta. Abre-se, de fato, para o povo inteiro que vivia nas trevas um caminho iluminado, o Caminho de Cristo.
A Virgem Maria e São José, cumprem a lei e ofertam no Templo seu filho recém-nascido. O Filho dado pelo Pai à humanidade, ofertado ao Pai no Templo, pelas mãos de um homem e de uma mulher justos, Simeão e Ana. Ali se manifesta o sonho divino de uma humanidade, de um povo, capaz de realizar uma oferta agradável a Deus, de sua própria vida; como ainda da vida do próximo, que nas mãos de Simeão e Ana, nessa ocasião, é próprio Filho de Deus feito homem para nossa salvação.
A primeira leitura faz anúncio profético desse sonho divino: um povo de sacerdotes purificados, limpos, justos e santos, capazes de agradar a Deus. O salmo responsorial reza profeticamente a entrada do purificador no mundo, diante de Quem todas as portas devem se abrir - as portas dos corações que necessitam de sua visita gratuita para sua cura e restauração interior. O purificador, que é Jesus Cristo, com o dom do seu Espírito, entra no coração do mundo, compadecido das fraquezas humanas, pois como recorda a segunda leitura fez a experiência trágica de uma humanidade tentada; entende o que é ser humano e tem misericórdia.
A Igreja hoje, iluminada pela luz de Cristo que torna evidente o Caminho da Vida, como ainda purificada pelo fogo do Espírito que a capacita para o dom de si mesma a Deus e em favor do próximo, é convidada a redescobrir sua vocação batismal - no batismo somos feitos pela graça estes novos levitas de quem fala o profeta Malaquias, participantes do sacerdócio comum dos fiéis. E no altar do coração contrito e humilde são apresentadas as novas oferendas do Reino dos Céus; não mais novilhos e cabritos, nem mesmo ouro, incenso e mirra, mas a nova vida humana, recebida de Cristo como dom e presente divinos. O que ofertamos, é Aquele que recebemos.
Aqui também se contempla o mistério do sacerdócio ministerial na Igreja de Cristo. No exercício do ministério dos bispos e padres se vê o sacramento, sinal eficaz da luz de Cristo que vivifica a comunidade cristã. Como Jesus se fez um por todos, também seus ministros sagrados, em Cristo, e em nome de todos, no altar da verdadeira contrição cristã, ofertam o dom que cada um faz de si para Deus e recebem de Deus o dom que Ele mesmo fez de seu Filho para todos, para alimentar os famintos e sedentos de salvação.
É um mistério grande. Ao contemplá-lo somos convidados à gratidão. E reunidos em comunhão, a expressar como Simeão: tendo recebido tamanho presente nada mais há que se esperar, antes desfrutar, saborear e contemplar como o sacrifício de um Deus tão grande, elevou-nos de nossa condição miserável. E comprometer-nos também com o nosso sacrifício, através de Cristo, de levantar todos os caídos, porque entendemos o exemplo de nosso Mestre e Senhor.
Domingo iluminado para todos (as)!
Padre Rodolfo Gasparini Morbiolo - Paróquia Santa Maria dos Anjos - Sorocaba/SP