Salmo Responsorial 146(147a) R- Felizes são aqueles que esperam no Senhor!
Evangelho de Mateus 9,35-10,1.6-8
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando todo tipo de doença e enfermidade. 36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi, pois, ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!” 10,1E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. Enviou-os com as seguintes recomendações: 6“Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: ‘O reino dos céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!” – Palavra da salvação.
Meu irmão, minha irmã!
Is 30,19-21.23-26
Para entender essa leitura é preciso se pôr na situação do povo que ouve a profecia de Isaías. O povo de Deus se encontra cercado pelas tropas de Senaquerib que asfixia a cidade com os seus exércitos. Nessa situação de angústia, o povo se pergunta: se Deus é misericordioso, por que Ele demora? Por que Ele não se compadece?
A resposta está na profecia que ouvimos.
Deus é reto e não deixa impune a culpa. Seu castigo atinge quatro gerações, mas a sua misericórdia atinge mil gerações. Por isso as pessoas precisam se converter e esperar, até receber novamente, as bênçãos de Deus. É exatamente isso o que a profecia promete: “O caminho é este para todos, segui por ele, sem desviar-vos à direita ou à esquerda. Ele te dará chuva para a semente quando tiveres semeado a terra, e o fruto da terra será abundante”.
Até mesmo a ação do tirano serve para corrigir o povo e provocar a súplica: “ele se comoverá à voz do teu clamor; logo que te ouvir, ele atenderá”. Além disso “o pão da angústia e a água da aflição” tem a função de provocar a conversão.
Deus está predisposto a ouvir o pranto e o gemido do povo, mas é preciso que ele busque o Senhor. É exatamente essa conversão do povo ao Senhor que fará com que veja de novo e ouça: o povo será curado de sua cegueira e surdez espirituais por Deus.
A profecia de Isaías se conclui com um grande salto: passa da visão doméstica e simples para a visão fantástica e apocalíptica. “Haverá em toda montanha alta e em toda colina elevada arroios de água corrente. A lua brilhará como luz do sol e o sol brilhará sete vezes mais, no dia em que o Senhor curar a ferida de seu povo e fizer sarar a lesão de sua chaga”.
Tempo do advento é tempo de espera e de preparação: espera do dia que o Senhor curará a ferida de seu povo e a lesão de sua chaga. Tempo do advento é tempo de nossa preparação que consiste na conversão pessoal: O caminho é este para todos, segui por ele, sem desviar-vos à direita ou à esquerda.