SÁBADO-1ADV

SÁBADO DA 1ª SEMANA DO ADVENTO

07/12/2024

Santo Ambrósio


 LINKS AUXILIARES:


1ª Leitura: Isaías 30, 19-21.23-26

Salmo Responsorial 146(147a) R- Felizes são aqueles que esperam no Senhor!

Evangelho de Mateus 9,35-10,1.6-8

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando todo tipo de doença e enfermidade. 36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi, pois, ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!” 10,1E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. Enviou-os com as seguintes recomendações: 6“Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: ‘O reino dos céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!” – Palavra da salvação.


Meu irmão, minha irmã!

Mt 9,35-10,1.6-8

Somos convidados a ter os mesmos sentimentos de Cristo. Quais são eles? Os que aparecem no evangelho. Jesus se compadece das multidões: são ovelhas cansadas e abatidas que não tem pastor.

A compaixão de Jesus consiste no fato de que as pessoas não têm alguém que lhes indique e que as leve no caminho da salvação. Há muitos aproveitadores, muitos oportunistas que se servem das pessoas, mas não as servem. Há muitos que manipulam as pessoas para proveito pessoal, e não buscam o bem das pessoas. Diante dessa situação, ter os sentimentos de Cristo significa nos interessar pela salvação das pessoas.

Outro sentimento de Cristo: ele se preocupa porque a messe é abundante, mas não há trabalhadores para fazer a colheita. Mesmo que a colheita seja abundante, ela arrisca ser perdida por falta de quem a colha. Neste advento, procuremos também ter a mesma preocupação de Cristo. Cultivemos sincero e ardente desejo de ajudar os operários do Senhor, de rezar por eles, de colaborar com eles. Rezemos mais pelos nossos padres.


DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso