Salmo Responsorial 97(98)-R-O Senhor virá julgar a terra inteira; com justiça julgará.
2ª Leitura: 2 Tessalonicenses 3,7-12
Evangelho de Lucas 21,5-19
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 5algumas pessoas comentavam a respeito do templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: 6“Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”. 7Mas eles perguntaram: “Mestre, quando acontecerá isso? E qual vai ser o sinal de que essas coisas estão para acontecer?” 8Jesus respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ e ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente! 9Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que essas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”. 10E Jesus continuou: “Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. 11Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu. 12Antes, porém, que essas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. 13Essa será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. 14Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; 15porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. 16Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. 17Todos vos odiarão por causa do meu nome. 18Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. 19É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!” – Palavra da salvação.
Prezados irmãos e irmãs!
Estamos perto do fim do Ano Litúrgico da Igreja. A Liturgia da Igreja Católica nos prepara para esse momento com a visão do fim dos tempos: vocês verão muitas coisas, vocês passarão por dias e situações difíceis, vocês serão procurados para a matança! Não tenham medo, disse Jesus. Tudo poderá acontecer na história da humanidade, mas não se assustem, não tenham medo, nos previne Jesus. Permaneçam fiéis porque vocês perseveraram na fé.
Meus amigos e amigas, esses problemas da humanidade, tão parecidos com os problemas de hoje, nos devem alertar não para o esquecimento, mas para a lembrança do que Jesus falou: “Não tenham medo, perseverem na fé!”.
Vamos pedir ao Divino Espírito Santo que nos faça compreender todas as situações sem ficar preocupados: “É agora?”, outros dirão que está acontecendo o fim do mundo. A simbologia do Evangelho não deve nos levar ao julgamento da história da humanidade, mas estarmos atentos de que devemos ser um povo vigilante na fé, sem a preocupação de julgar fatos desastrosos em muitos lugares do mundo.
Vamos ler com atenção e fé o Evangelho deste Domingo. Perguntemos o que Jesus quer de nós ao colocar este texto na Liturgia desta Missa, para não tirarmos conclusões apressadas sem fundamento.