QUINTA-15TC

5ª FEIRA DA 15ª SEMANA COMUM

18/07/2024

LINKS AUXILIARES:


1ª Leitura: Isaías 26, 7-9.12.16-19

Salmo Responsorial 101 (102) O Senhor olhou a terra do alto céu.

Evangelho Mateus 11,28-30

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28“Vinde a mim, todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. – Palavra da salvação.


Meu irmão, minha irmã!

Mt 11,28-30

Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso.

Jesus conheceu o cansaço e por isso ele entende as nossas canseiras. Ele experimentou na própria carne a canseiras de nossa vida. De fato, certa vez, ele chegou na cidade de Sicar, ao meio-dia e se sentou junto ao poço, cansado da viagem. Em outra ocasião, Jesus dormia a sono solto enquanto os discípulos se desesperavam com medo da tempestade. Em outro momento, ele disse aos discípulos cansados: “vamos para um lugar deserto, para descansar um pouco”.

Nós também, muitas vezes, experimentamos a canseira causada pelo trabalho fatigante e sobretudo pelos poucos resultados obtidos. Sentimo-nos oprimidos pela fadiga e pelas tribulações. Mas Jesus conhece as nossas canseiras por dentro. O que fazer quando estamos cansados? Primeiramente é preciso levar em conta o cansaço, e descansar. Mas é também preciso fazer o que Jesus nos recomenda: Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso.

Como podemos repousar, se temos que tomar sobre os ombros um jugo? O jugo lembra o trabalho fatigante dos campos; é o jugo dos bois que estão atrelados ao arado. Como podemos encontrar descanso, se precisamos tomar nos ombros o jugo? Mais ainda. Jesus fala que devemos “aprender”. Aprender também implica esforço.

Mas é preciso entender que o jugo de Jesus é o amor. Se não recebermos o amor de Cristo, os nossos esforços e trabalhos serão vazios de significado. Se as nossas canseiras não estiverem animadas pelo amor de Jesus, elas nos levam ao esgotamento e ao desespero. Nós devemos aprender de Jesus, ou melhor, aprender a ser como Jesus, humilde e manso de coração. Se carregamos o jugo de Jesus, aceito com amor e levado com a sua ajuda, veremos como ele, de fato, é leve e o seu peso é suave.



DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso