TERÇA-8TC

3ªFEIRA DA 8ª SEMANA DO TEMPO COMUM. 

28/05/202

São Ludovico Pavoni

LINKS AUXILIARES:

ÁUDIO DO COMENTÁRIO DESTA PÁGINA

AS LEITURAS DESTA PÁGINA E DO MÊS TODO

TODOS OS VÍDEOS DE DOM JÚLIO

Leitura: 1 Pedro 1,10-16

Salmo 97(98) R- O Senhor fez conhecer seu poder salvador, perante as nações.

Evangelho de Marcos 10,28-31 

28      Pedro começou a dizer-lhe: “Olha, nós deixamos tudo e te seguimos”. 29     Jesus respondeu: “Em verdade vos digo: todo aquele que deixa casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos e campos, por causa de mim e do evangelho, 30          recebe cem vezes mais agora, durante esta vida – casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições –, e no mundo futuro, vida eterna. 31       Muitos, porém, que são primeiros, serão últimos; e muitos que são últimos serão primeiros”.


Meu irmão, Minha irmã! 


Mc 10,28-31

Jesus tinha acabado de comentar com seus apóstolos como é difícil um rico entrar no Reino de Deus. Os apóstolos não tinham ilusões. Eles sabem que o Mestre vive muito pobremente, não possui bens materiais, não paga salário nem promete riqueza material para quem o segue. Pedro, representando os demais, quer saber qual será a situação dos que deixam tudo para assumir as exigências do Reino. 

É nesse momento que Jesus transmite aos apóstolos a sua experiência de vida: ele deixou sua família de sangue, mas agora tem uma família de muito maior e mais numerosa. Ele não tem casa, mas como missionário do Reino, está sempre em casa e não lhe falta alimente nem roupa.

Neste mundo, os que seguem Jesus podem ter a certeza de que terão sua recompensa multiplicada por cem acompanhada de perseguições. No futuro, porém, todos estes bens empalidecem diante da vida eterna.

A resposta de Jesus: “em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, receberá cem vezes mais agora, durante esta vida – casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos com perseguições – e, no mundo futuro, a vida eterna”. É preciso entender bem. A resposta de Jesus não fala de finalidade: deixar tudo para ter cem vezes mais. Não se trata de negócio! A resposta de Jesus fala de consequência da generosidade de Deus: Ele dá sempre cem vezes mais. A resposta de Jesus chama a atenção não para o cálculo, mas para a generosidade de Deus. 

Nesse sentido, Eclo 35,12 nos põe nesta dialética de amor e de generosidade que há entre Deus e nós. “Dá a Deus segundo a doação que Ele te fez, e, com generosidade, conforme as tuas posses; porque Ele é um Deus retribuidor, e te recompensará sete vezes mais”. 

O que Jesus nos propõe é um modo novo de viver neste mundo: viver numa admirável dialética de graça: no começo, Deus toma a iniciativa de dar os seus dons, e nós respondemos dando a Deus do que nós recebemos. E Deus torna a nos dar multiplicando por sete o que nós demos a Ele do que dEle recebemos. Nós como que estamos “aprisionados”, envolvidos e elevados entre os dons de Deus, entre os dons iniciais de Deus e os dons multiplicados por Deus. Assim é nossa relação com Cristo. Ele nos deu a Vida; e nós damos nossa vida unida a Ele; Ele multiplica por cem o que oferecemos.


DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso