QUINTA-3TP

5ª FEIRA DA 3ª SEMANA DA PÁSCOA

18/04/2024

LINKS AUXILIARES:


Primeira Leitura: Atos 8,26-40

Salmo Responsorial 65(66) R- Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

Evangelho: João 6,44-51

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45Está escrito nos Profetas: `Todos serão discípulos de Deus.' Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. 46Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47Em verdade, em verdade vos digo, quem crê, possui a vida eterna. 48Eu sou o pão da vida. 49Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo'. Palavra da Salvação.


Meu irmão, minha irmã!

Jo 6,44-51

“Ninguém pode vir até mim se o Pai, que me enviou, não o atrair”. Esta frase exprime um duplo movimento: o Pai manda Jesus; o Pai atrai as pessoas para Jesus. É um movimento que produz um encontro. Nesse encontro, o Pai tem a iniciativa.

Jesus acende em nós o desejo de sermos dóceis a Deus, de sermos instruídos por Deus. “Está escrito nos profetas: 'e todos serão ensinados por Deus’”. Docilidade a Deus não é sinônimo de alienação, de privação da liberdade. Pelo contrário, docilidade é a condição para ir até Jesus: é necessário ouvir os ensinamentos do Pai para sermos atraídos a Jesus: “Quem ouviu o Pai aprendeu dele e vem a mim.”

O Pai, agindo em nós, forma sentimentos que são os sentimentos de Cristo e é por isso que o encontro se torna possível: ele nos atrai em direção a Jesus. O Pai nos ensina a viver no desinteresse, na abnegação do amor e assim somos guiados a compreender a paixão e a ressurreição de Cristo: entendemos que a paixão é uma grande obra de amor e que a ressurreição é o seu resultado divino.

Somos atraídos para Jesus se nos tornamos semelhantes a Ele com a nossa docilidade à ação do Pai em nós.


DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso