4ª FEIRA DA 21 ª SEMANA COMUM
1ª Leitura: 2 Tessalonicenses 3,6-10.16-18
Salmo Responsorial 127(128)-R- Felizes todos que respeitam o Senhor!
Evangelho Mateus 23,27-32
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus: 27“Ai de vós, mestres da lei e fariseus hipócritas! Vós sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão! 28Assim também vós, por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça. 29Ai de vós, mestres da lei e fariseus hipócritas! Vós construís sepulcros para os profetas e enfeitais os túmulos dos justos, 30e dizeis: ‘Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos sido cúmplices da morte dos profetas’. 31Com isso, confessais que sois filhos daqueles que mataram os profetas. 32Completai, pois, a medida de vossos pais!” – Palavra da salvação
Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos sido cúmplices da morte dos profetas. Jesus denuncia a hipocrisia de quem constrói monumentos para os profetas para reparar o erro dos que mataram os profetas. Trata-se de uma obra de religião: a homenagem póstuma serve para reparar o erro de quem perseguiu e matou os profetas.
A atitude destes que constroem os túmulos dos profetas do passado, mas que não sabem reconhecer Jesus e o perseguem, revela que, na realidade, não se trata de um gesto religioso de reparação dos pecados, mas de uma confirmação da maldade que matou os profetas e que agora persegue e matará Jesus. “Vós completais, pois, a medida de vossos pais”.