TERÇA-32TC

3ª FEIRA DA 32ª SEMANA COMUM. -

12/11/202

São Josafá

LINKS AUXILIARES:

 

1ª Leitura: Tito 2,1-8.11-14 

Salmo Responsorial 36(37)R- A salvação de quem é justo, vem de Deus!

 Evangelho Lucas 17,7-10

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus: 7“Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Vem depressa para a mesa’? 8Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso tu poderás comer e beber’? 9Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado? 10Assim também vós, quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’”. – Palavra da salvação.


Meu irmão, minha irmã! 

Tt 2,1-8,11-14

A leitura da carta a Tito nos revela como era a comunidade cristã dos inícios. Esse retrato do cotidiano da Igreja é muito significativo para o modo como vivemos o nosso cotidiano de Igreja.

Primeiramente vemos que comunidade dirigida por Tito era composta de idosos, jovens, mulheres e homens de todas as proveniências. A comunidade cristã de Tito não era monocromática e homogênea: não era uma seita formada somente de uma classe de pessoas: livres, escravos, judeus, gregos. A comunidade cristã desde o seu início sempre teve lugar para os contrastes e, ao mesmo tempo, sempre foi um lugar que acolhia a todos em vista da unidade.

As recomendações morais de Paulo para a comunidade cristã são simples e quase banais. Revelam, porém, que a vida cristã é feita do cotidiano: cuidados da casa e do marido, educação dos filhos, amor entre esposo e esposa, moderação para os jovens, ser irrepreensível na palavra. É admirável a atualidade disso tudo para nós: a santidade deve ser vivida no cotidiano e o cotidiano é vivido com santidade.


DOM JULIO ENDI AKAMINE

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

Créditos do áudio: Rádio Uniso