SEXTA-26TC

6ª FEIRA DA 26ª SEMANA COMUM. -

04/10/2024

São Francisco de Assis

LINKS AUXILIARES:

 

1ª Leitura: Jó 38,1.12-21;40,3-5

Salmo Responsorial 138(139)-R- Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!! 

 Evangelho Lucas 10,13-16 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus: 13“Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas. 14Pois bem, no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós. 15Ai de ti, Cafarnaum! Serás elevada até o céu? Não, tu serás atirada no inferno. 16Quem vos escuta a mim escuta; e quem vos rejeita a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”. – Palavra da salvação.


Meu irmão, minha irmã! 


Jó 38,1.12-21; 40, 3-5

Diante do problema do mal e da injustiça presentes no mundo, nós sentimos a tentação de se revoltar contra Deus. Jó, sofrendo uma tremenda provação, interroga apaixonadamente Deus: “Por que escondes tua face e me consideras teu inimigo? Ages duramente contra uma folha levada pelo vento, e persegues uma palha ressequida? Pois proferes contra mim sentenças amargas e me obrigas a assumir os pecados de minha juventude” (13,24-26).

Nos capítulos finais do Livro de Jó, Deus lhe responde e faz com que ele caia na conta de que seu conhecimento é muito limitado, que ele não pode pretender encontrar uma solução para o drama do mal e do sofrimento do inocente. Com efeito, Deus lhe pergunta: “Alguma vez na vida deste ordem à manhã, ou indicaste à aurora o seu lugar? Chegaste perto das nascentes do Mar, ou viste os portais das Sombras?” 

Tantas coisas permanecem misteriosas para nós. A ciência moderna resolveu muitas questões, descobriu coisas maravilhosas, mas a cada avanço a ciência suscita muitas outras questões ainda. Assim as fronteiras do desconhecido avançam ao mesmo tempo que se alargam. Os cientistas não responderam ainda os interrogativos mais profundos. O ser humano, se for sincero, deve reconhecer que não sabe responder à coisas mais importantes da vida. Ele conhece os detalhes, mas não consegue entender o conjunto das coisas e dos problemas. A constatação é de que a cada vez conhecemos mais das coisas pequenas e cada vez menos das grandes.

Por isso, é preciso que sejamos humildes diante de Deus. Jó depois de ter escutado o Senhor, reconheceu humildemente. “Jó respondeu ao Senhor, dizendo: Fui precipitado. Que posso te responder? Porei minha mão sobre a boca. Falei uma vez, não replicarei; uma vez, mas não falarei mais”.

O ensinamento mais precioso da leitura de hoje é: importa estar sempre com Deus, atravessar o vale das lágrimas segurando a mão de Deus. É dessa maneira que chegaremos à luz pascal de Cristo, que supera os sofrimentos e todas as injustiças pelo caminho da ressurreição e da vitória do amor. A resposta ao sofrimento do inocente não está nas elucubrações teóricas, mas na superabundância do amor divino.

 

DOM JULIO ENDI AKAMINE

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

Créditos do áudio: Rádio Uniso