QUINTA-2Q

5ª FEIRA DA 2ª SEMANA DA QUARESMA

29/02/2024


 LINKS AUXILIARES:


Primeira Leitura: Jeremias 17,5-10 

Salmo Responsorial: 1 R-É feliz quem a Deus se confia! 


Evangelho: Lucas 16,19-31 

Naquele tempo, Jesus disse aos fariseus: 19'Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias. 20Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão à porta do rico. 21Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas. 22Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado. 23Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado. 24Então gritou: 'Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas'. 25Mas Abraão respondeu: 'Filho, lembra-te que tu recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. 26E, além disso, há um grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós'. 27O rico insistiu: 'Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa do meu pai, 28porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento'. 29Mas Abraão respondeu: 'Eles têm Moisés e os Profetas, que os escutem!' 30O rico insistiu: 'Não, Pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter'. 31Mas Abraão lhe disse: `Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos'.' Palavra da Salvação.


Meu irmão, Minha irmã! 

Lc 16,19-31

O evangelho nos apresenta de um lado a vida despreocupada do rico e de outro a existência miserável do pobre. Não há nenhuma relação entre estas pessoas, e esta ausência de relação será mais tarde sancionada por Deus: não é mais possível nenhuma relação. Estabeleceu-se entre os dois um grande abismo, abismo que não pode ser transposto.

Ao rico epulão cabem as palavras do profeta Jeremias: “Maldito o homem que se fia no homem que faz da carne a sua força, mas afasta o seu coração de Deus!”. Este pobre rico é um exemplo das pessoas que organizam a própria existência independentemente de Deus, cercando-se de todas coisas para ser feliz aqui. Pessoas assim não têm idéia nenhuma do que seja a confiança em Deus.

Esta parábola nos mostra que para confiar em Deus é necessário ser solidário com aquele que se encontra na pobreza. A verdadeira confiança em Deus sempre é acompanhada de pobreza e de solidariedade com o pobre, caso contrário não passa de confiança ilusória em Deus.

A verdadeira confiança em Deus renuncia as riquezas deste mundo: renuncia a confiança no dinheiro, nas capacidades e na saúde. É claro que ninguém deve buscar a doença para provar sua confiança em Deus, mas devemos renunciar à alegria da saúde, no sentido de que devemos colocar-nos a serviço daqueles que não têm esta alegria. Deste modo estaremos na pobreza com o pobre, com ele gritaremos a Deus e teremos confiança nele.



DOM JULIO ENDI AKAMINE

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

Créditos do áudio: Rádio Uniso