OITAVA DO NATAL-6º DIA

SEXTO DIA DA OITAVA DE NATAL

30 de dezembro


 LINKS AUXILIARES:


Leitura: 1 João 2,12-17

Salmo 95(96)R-O céu se rejubile e exulte a terra!

Evangelho de Lucas 2,36-40

36    Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Ela era de idade avançada. Quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. 37        Depois ficara viúva e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do templo; dia e noite servia a Deus com jejuns e orações. 38    Naquela hora, Ana chegou e se pôs a louvar Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. 39    Depois de cumprirem tudo conforme a Lei do Senhor, eles voltaram para Nazaré, sua cidade, na Galiléia. 40    O menino foi crescendo, ficando forte e cheio de sabedoria. A graça de Deus estava com ele. Palavra da Salvação.

Meu irmão, minha irmã!

Lc 2,36-40

Estamos no final do ano e a figura da profetisa Ana é muito significativa para esse fato. 

Ana é uma mulher muito avançada em idade. Ele tinha 84 anos (84 é o produto da multiplicação 12X7: número bíblico perfeito). Depois de 7 anos de casamento ela permanecia no templo servindo Deus de dia e de noite com jejuns e orações. Por isso tudo ela pôde estar presente quando Maria e José trouxeram o menino Jesus ao templo. Ela então prorrompe em um canto de louvor a Deus e fala do menino a todos os que esperavam a consolação de Israel.

Podemos comparar a profetisa Ana com no ano que termina. O nosso ano já está muito velho e, como Ana, está no fim de seus dias. Mas o nosso ano termina com o Natal, assim como Ana, no final de sua existência, se encontro com o salvador. O nosso ano está terminando com o encontro com o Senhor...

E esse encontro com Jesus é tão belo que faz valer a pena todos os sacrifícios deste ano. Tudo o que fizemos de bom, todas as iniciativas de bem encontram em Jesus o seu sentido e a sua realização. Valeu a pena este ano. Apesar de nossos erros e pecados, apesar de nossa infidelidade e de nossa resistência a Deus, terminamos este ano com o Natal do Senhor. E é esse encontro com a misericórdia de Deus que nos consola e nos cura.

Aprendemos assim quanto mais fiel for a nossa preparação para o encontro com Jesus, mas este encontro nos alegra e nos realiza.

Aprendamos do Natal a necessidade de viver bem o ano que se aproxima para, no seu final, termos a felicidade de um encontro pessoal com Jesus.




DOM JULIO ENDI AKAMINE

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

Créditos do áudio: Rádio Uniso