QUARTA-29TC

4ª FEIRA DA 29ª SEMANA COMUM. - 

24/10/2024 

São João de Capistrano

LINKS AUXILIARES:


1ª Leitura: Efésios 3,2-12 

Salmo Responsorial Isaías 12-R- Com alegria bebereis do manancial da salvação. 

Evangelho Lucas 12,39-48

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 39“Ficai certos, se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. 40Vós também ficai preparados! Porque o Filho do homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”. 41Então Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?” 42E o Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? 43Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! 44Em verdade eu vos digo, o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. 45Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 46o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis. 47Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou nem agiu conforme a sua vontade será chicoteado muitas vezes. 48Porém o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!” – Palavra da salvação


Meu irmão, minha irmã!  

Ef 3,2-12

Para sermos realmente fiéis a Deus é preciso meditar sempre na grandeza da nossa vocação; é preciso cultivar assombro e admiração pela generosidade de Deus em nosso favor; é preciso pensar não tanto nos deveres, mas sobretudo na graça que nos foi dada por Deus. 

Paulo medita na sua vocação, e a sua alma se enche de alegria e gratidão: “Eu, que sou o último de todos os santos, recebi esta graça de anunciar aos pagãos a insondável riqueza de Cristo”. São Paulo tem consciência de sua pequenez e indignidade. Reconhece-se o menor de todos e a constatação de que Deus lhe deu a “graça de anunciar aos pagãos a insondável riqueza de Cristo” o enche de gratidão e entusiasmo. Ele, assim, considera todas as fadigas e canseiras como ínfimas em relação à grandeza da mensagem que lhe foi confiada. Por isso, mesmo em meio a grandes provações, sua alegria é plena e autêntica.

Aprendemos de Paulo como é importante cairmos na conta da grandeza da graça que nos foi dada para podermos viver como cristãos. Se nós só pensarmos nas nossas obrigações e deveres, sentiremos a vida como um peso e uma fadiga; sentiremos como que uma espécie de desgosto e de tédio. Se, ao contrário, nos deixarmos iluminar pela graça do Evangelho e pelo esplendor de Cristo, a nossa alegria será maior e a nossa generosidade de alargará.



DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso