QUARTA-4Q

4ª FEIRA DA 4ª SEMANA DA QUARESMA

13/03/2024

LINKS AUXILIARES:


Leitura: Isaías 49, 8-15

Salmo Responsorial 144(145)R- Misericórdia e piedade é o Senhor.

Evangelho: João 5, 17-30

17      Jesus, porém, deu-lhes esta resposta: “Meu Pai trabalha sempre, e eu também trabalho”. 18          Por isso, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, pois, além de violar o sábado, chamava a Deus de Pai, fazendo-se assim igual a Deus. 19          Jesus então deu-lhes esta resposta: “Em verdade, em verdade, vos digo: o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz igualmente. 20      O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados. 21      Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer. 22 Na verdade, o Pai não julga ninguém, mas deu ao Filho o poder de julgar, 23        para que todos honrem o Filho assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou. 24     Em verdade, em verdade, vos digo: quem escuta a minha palavra e crê naquele que me enviou possui a vida eterna e não vai a julgamento, mas passou da morte para a vida. 25     Em verdade, em verdade, vos digo: vem a hora, e é agora, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão. 26      Pois assim como o Pai possui a vida em si mesmo, do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a vida em si mesmo. 27          Além disso, deu-lhe o poder de julgar, pois ele é o Filho do Homem. 28 Não fiqueis admirados com isso, pois vem a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão sua voz, 29         e sairão. Aqueles que fizeram o bem ressuscitarão para a vida; e aqueles que praticaram o mal, ressuscitarão para a condenação. 30     Eu não posso fazer nada por mim mesmo. Julgo segundo o que eu escuto, e o meu julgamento é justo, porque procuro fazer não a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.


Meu irmão, minha irmã!


Jo 5,17-30

O evangelho de João nos faz ver que para estarmos unidos a Deus devemos absolutamente passar por Jesus: há um contínuo paralelismo entre a relação de Jesus com Deus e a relação nossa com Jesus. Para poder entrar em relação com Deus é necessário passar por Jesus, porque Ele e o Pai estão unidos; são um.

Não podemos achar que conhecemos a vontade de Deus sozinhos: é Jesus que a revela. Não podemos achar que, para guardar a palavra do Pai, só bastam nossas forças. É através de Jesus que a Palavra vem a nós: “Como eu observo a palavra do Pai e permaneço no seu amor, assim quem observa a minha palavra permanece no meu amor”. “Como o Pai me amou e eu vivo pelo Pai, assim aquele que se alimenta de mim viverá por mim”.

Jesus é verdadeiramente aquele no qual nós encontramos o Pai. É também aquele no qual nós encontramos os irmãos: não podemos amá-los realmente a não ser em Jesus. Esta é a condição para amar de verdade: amar os outros em Jesus.



DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso