SEGUNDA-2ADV

2ª-FEIRA DA 2ª SEMANA DO ADVENTO

09/12/2024 

São João Diego


 LINKS AUXILIARES:


Primeira Leitura: Isaías 35,1-10

Salmo Responsorial: 84(85)-R- Eis que vem o nosso Deus! Ele vem para salvar.

Evangelho: Lucas 5,17-26

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 17Um dia Jesus estava ensinando. À sua volta estavam sentados fariseus e doutores da lei, vindos de todas as aldeias da Galileia, da Judeia e de Jerusalém. E a virtude do Senhor o levava a curar. 18Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. 19Mas, não achando por onde introduzi-lo devido à multidão, subiram ao telhado e, por entre as telhas, o desceram com o leito no meio da assembleia, diante de Jesus. 20Vendo-lhes a fé, ele disse: “Homem, teus pecados estão perdoados”. 21Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: “Quem é este que assim blasfema? Quem pode perdoar os pecados senão Deus?” 22Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: “Por que murmurais em vossos corações? 23O que é mais fácil, dizer: ‘Teus pecados estão perdoados’ ou dizer: ‘Levanta-te e anda’? 24Pois, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder de perdoar os pecados” – disse ao paralítico –, “eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa”. 25Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus. 26Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e, cheios de temor, diziam: “Hoje vimos coisas maravilhosas!” – Palavra da salvação.


Meu irmão, minha irmã!


Lc 5,17-26

O tempo do Advento é tempo de ir ao encontro do Cristo que vem. Jesus vem ao nosso encontro, mas é preciso correr ao seu encontro com nossas boas obras. Para que haja encontro pessoal é preciso que as pessoas caminhem uma ao encontro da outra. Não há encontro, se não há reciprocidade, sem que um vá ao encontro do outro. 

A liturgia de hoje nos fala da necessidade de caminhar ao encontro de Jesus. Quando, porém, não podemos caminhar ao encontro de alguém que amamos, nós sofremos com essa grande miséria. Essa é a situação do paralítico. Está preso ao seu leito e está impossibilitado de ir ao encontro de Jesus.

O evangelho que ouvimos nos dá, no entanto, uma grande lição de otimismo. É exatamente a nossa impotência e a nossa limitação que nos faz buscar o Senhor. E isso é muito positivo. Se o doente do evangelho não fosse um paralítico, talvez nunca teria encontrado Jesus. Movido pela miséria, ele forçou um encontro com Jesus.

As dificuldades não impediram o paralítico de ir ao encontro de Jesus: ele foi levado por algumas pessoas que, com audácia, subiram no telhado e abaixaram o leito do paralítico na frente de Jesus. O paralítico é para nós um exemplo. Ele forçou a sua passagem pela multidão, foi criativo para contornar os obstáculos porque não via outra solução para a sua doença. Ele tinha que ir até Jesus a todo o custo.

Neste advento, é preciso ir até Jesus a todo o custo! Não importam as dificuldades e obstáculos! Neste advento devemos, como o paralítico, exercitar nosso desejo de Jesus, cultivar nossa necessidade absoluta e premente de Jesus. Fazendo isso estaremos nos preparando bem para o Natal.



DOM JULIO ENDI AKAMINE

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

Créditos do áudio: Rádio Uniso