SEXTA-14TC

6ª FEIRA DA 14 ª SEMANA COMUM

12/07/2024

LINKS AUXILIARES:


1ª Leitura: Oseias 14,2-10

Salmo Responsorial 50 (51) R-Minha boca anunciará o vosso louvor! 

Evangelho Mateus 10, 16-23 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. 18Vós sereis levados diante de governadores e reis por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados de como falar ou do que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. 21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. 23Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel antes que venha o Filho do homem”. – Palavra da salvação


Meu irmão, minha irmã!

Os 14,2-10

O livro do profeta está composto entre dois cumes: o cume do horror e o cume do amor divino. Com efeito, no início deste capítulo conclusivo do livro encontramos a descrição do horror que irá acontecer: “pela espada cairão, suas crianças serão despedaçadas e suas mulheres grávidas terão o ventre rasgado” (14,1). Imediatamente depois, o profeta anuncia: “hei de curar sua perversidade e me será fácil amá-los, deles se afastou a mina cólera. Serei como orvalho para Israel”. 

Perante o horror da tremenda mortandade profeticamente prevista, o profeta Oséias lança o último grito de alarme para conseguir a conversão do povo ao Deus vivo e verdadeiro. “Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus, porque estavas caído em teus pecados”.

Ao se converter a Deus, será preciso oferecer algo a Deus. Ele, porém, não quer sacrifícios nem holocaustos, mas um coração sincero. Por isso a oferta a Deus será uma oferta espiritual, uma oração: “Vós todos, encontrai palavras e voltai para o Senhor; dizei-lhe: ‘Livra-nos de todo mal e aceita este bem que oferecemos; o fruto de nossos lábios’”. Com efeito o sacrifício que agrada é afastar-se do pecado e amar a Deus.

Uma vez dado esse passo penitencial, o Senhor entrará em ação com seu amor misericordioso, indulgente e salvador. “hei de curar sua perversidade e me será fácil amá-los, deles se afastou a mina cólera. Serei como orvalho para Israel”.

A conclusão do livro do profeta Oséias é uma exortação sapiencial. É preciso assimilar os ensinamentos do profeta. Se assim acontecer, seremos abençoados. Se não fizermos isso já estamos na maldição. De fato, a Palavra do profeta é o caminho que nos leva até Deus. “Compreenda estas palavras o homem sábio, reflita sobre elas o bom entendedor! São retos os caminhos do Senhor e, por eles, andarão os justos, enquanto os maus ali tropeçam e caem”.

 


DOM JULIO ENDI AKAMINE

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso