22 DE DEZEMBRO

22 DE DEZEMBRO

PREPARAÇÃO PRÓXIMA DO NATAL


 LINKS AUXILIARES:

 

1ª Leitura: 1 Samuel 1,24-28 

Salmo Responsorial 1 Samuel 2-R- Meu coração exultou no meu Senhor, Salvador. 

Evangelho de Lucas 1, 46-56

           46 Maria então disse: 47 “A minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48 porque ele olhou para a humildade de sua serva. Todas as gerações, de agora em diante, me chamarão feliz, 49 porque o Poderoso fez para mim coisas grandiosas. O seu nome é santo, 50 e sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que o temem. 51 Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os que tem planos orgulhosos no coração. 52 Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. 53 Encheu de bens os famintos, e mandou embora os ricos de mãos vazias. 54 Acolheu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55 conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56 Maria ficou três meses com Isabel. Depois, voltou para sua casa.  

                                     

Meu irmão, minha irmã!  

Lc 1,46-56

O evangelho de hoje coloca frente a frente Maria e Isabel, Jesus e João Batista. Na casa de Isabel, que está grávida de João Batista, entra Maria, que está grávida de Jesus. Maria é o Novo Testamento que vai ao encontro do Antigo Testamento. É a salvação esperada pelo povo eleito que agora se cumpre com a presença de Jesus que é trazido por Maria, a Arca da Aliança. 

Ao povo que esperou a salvação, que foi preparado por Deus através dos patriarcas, dos justos e dos profetas, é oferecida a realização da promessa. Maria, nesse sentido, como que recolhe em si toda essa história de preparação, expectativa e promessa para mostrar, através do louvor do cântico, a realização das maravilhas de Deus em favor de seu povo.

Para celebrar bem o natal, o evangelho nos apresenta Maria como aquela que não só esperou, mas também se abriu ao cumprimento das promessas de Deus. Maria narra em seu cântico a memória milenar da história da salvação. Ela carrega no coração a maravilhas operadas por Deus em favor de seu povo ao longo de toda a história da salvação. Mas ele faz mais. Em seu cântico, ela proclama o que Deus realizou nela: a encarnação do Verbo, o dom da sua vida a nós, a presença de Deus mesmo entre nós. 

Neste natal, procuremos nos unir ao cântico de Maria, acrescentando também as nossas memórias e os fatos de nossa vida pessoal.



DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso