SÁBADO-26TC

SÁBADO DA 26ª SEMANA COMUM. - 

05/10/2024

SÃO BENEDITO

LINKS AUXILIARES:


1ª Leitura: Jó 42,1-3.5-6.12-16 

Salmo Responsorial 118(119)R- Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo e ensinai-me vossas leis e mandamentos!

Evangelho Lucas 10, 17-24  

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 17os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: “Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome”. 18Jesus respondeu: “Eu vi satanás cair do céu como um relâmpago. 19Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. 20Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”. 21Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 22Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. 23Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! 24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo e não puderam ouvir”. – Palavra da salvação

Meu irmão, minha irmã!


Jó 42,1-3.5-6.12-16

Jó é o homem mais exigente da Bíblia. Depois de reconhecer que ele não entende nada, Jó propôs a Deus: vou falar, vou perguntar-te e tu responderás! De fato, Jó é o perguntador mais exigente e insatisfeito da Bíblia.

Acontece, porém, que Deus não responde a nenhuma pergunta, e repentinamente Jó se sente satisfeito! Eu te conhecia só por ouvir dizer, mas, agora, vejo-te com meus próprios olhos!

Tudo o que Deus disse soou mais ou menos assim: “Afinal, o que é que você sabe? Que direito você tem de saber a resposta? Quem você pensa que é?”. E mesmo assim o super-questionador Jó se sentiu satisfeito. O que aconteceu?

Façamos um exercício de imaginação. Imaginemos que Deus tivesse dado a Jó todas as respostas, que não tivesse deixado sem resposta, clara e exaustiva, a todas as perguntas de Jó. Imaginemos que Deus tivesse escrito uma Summa Theologica para Jó. Qual teria sido o resultado?

Acho que Jó teria ficado muito satisfeito... por cinco minutos, talvez por algumas horas! Depois disso mais questões e perguntas começariam a surgir: perguntas sobre as respostas, perguntas sobre a interpretação das respostas. Cada uma das respostas teria provocado em Jó outras dez perguntas. E o debate com Deus teria recomeçado com milhares de outras perguntas. É claro que Jó questionador seria, mais uma vez, vencido por Deus e suas respostas, mas, no final, as perguntas e as respostas se acumulariam como um muro intransponível entre Deus e Jó, e a Verdade ficaria obscurecida pelas verdades, o Novo seria sufocado pelas novidades. 

Podemos comparar essa batalha intelectual com o que acontece no consumismo e nas redes sociais. 

Nas redes sociais cada postagem provoca dez comentários favoráveis, contrários, dentro e fora do assunto. Se a cada um desses comentários dermos uma resposta clara e exaustiva, cada uma dessas minhas respostas irão provocar outras dezenas de comentários favoráveis contrários, dentro e fora do assunto. E assim por diante, até chegarmos a uma soma ininteligível de comentários que não fazem a inteligência avançar. Somente cansam, desorientam. Pior ainda: exacerbam as posições antagônicas com insultos agressivos e humilhantes com o objetivo de destruir a pessoa do oponente. No final, a impressão é de um campo de batalhas coberto de ossos ressequidos. Imaginem se Jó tivesse vivido em nossa era digital!

Deus não respondeu às milhares perguntas de Jó, porque na verdade não é isso o que Jó realmente busca. Ele não está procurando curtidas, comentários ou novidades teológicas; ele busca Deus! Por isso Deus responde a Jó e não às suas perguntas. Deus responde à busca mais profunda e essencial de Jó: contemplar Deus, ver a sua face, encontrar a Verdade e não somente as verdades parciais, acolher o Novo e não somente consumir novidades teológicas. 

Jó está feliz porque não recebeu respostas, mas recebeu o próprio Deus que responde; não encontrou as verdades, mas está na Verdade.

“Eu te conhecia só por ouvir dizer, mas, agora, vejo-te com meus próprios olhos”. Essa é a experiência de Jó e a síntese do livro. Esse é o versículo mais importante do livro, e é a conclusão da aventura de Jó. Mesmo que ele esteja ainda sobre o esterco, raspando com um pedaço de telha o pus de suas feridas, Jó agora encontrou o que desejava o seu coração. Jó é o abismo que clama outro abismo (Sl 41,8). Somente Deus pode preencher o seu abismo.

Para Jó Deus não é mais um conceito. Ele havia escutado muitos sermões sobre Deus, mas agora ele está diante da Presença. “Eu te conhecia só por ouvir dizer, mas, agora, vejo-te com meus próprios olhos”.


DOM JULIO ENDI AKAMINE

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

Créditos do áudio: Rádio Uniso