SÁBADO-31TC

DEDICAÇÃO DA BASÍLICA DO LATRÃO

(CATEDRAL DE ROMA)

5ª FEIRA DA 31ª SEMANA COMUM. -

 09/11/2024

LINKS AUXILIARES:


Primeira Leitura: Ezequiel 47,1-2.8-9.12 ou 1Coríntios 3,9c-11.16-17 

Salmo Responsorial: 45(46)R- Os braços de um rio vêm trazer alegria à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo.

 Evangelho: João 2,13-22 (ou 4,19-24)

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – 13Estava próxima a Páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. 14No templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. 15Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. 16E disse aos que vendiam pombas: “Tirai isto daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!” 17Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: “O zelo por tua casa me consumirá”. 18Então os judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agir assim?” 19Ele respondeu: “Destruí este templo, e em três dias o levantarei”. 20Os judeus disseram: “Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário, e tu o levantarás em três dias?” 21Mas Jesus estava falando do templo do seu corpo. 22Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele. – Palavra da salvação. 


Meu irmão, minha irmã!

Jo 2,13-22

A celebração da páscoa dos judeus consumia uma grande quantidade de reses, bois, ovelhas e pombas, necessários para os sacrifícios. Com a licença das autoridades o átrio do templo se transformava quase num mercado. Vendiam-se além dos animais para o sacrifício, tudo o que era necessário para os sacrifícios: lenha, perfumes, etc. Para possibilitar esse comércio e a realização de ofertas, havia também cambistas que trocavam as moedas dos peregrinos vindos de países distantes. Os cambistas prestavam esse serviço e faziam seus negócios.

Toda essa comercialização provoca em Jesus uma reação surpreendente: ele faz um chicote com cordas e expulsa do templo ovelhas e bois; espalha as moedas dos cambistas e vira-lhes as suas mesas.

A ação de Jesus é uma ação profética simbólica, ou seja, revela uma nova realidade. O templo não é mais casa de comércio, mas casa do Pai. 

No passado, o templo de Jerusalém foi construção e responsabilidade do rei, no tempo de Jesus, tinha se tornado centro espiritual de todos os judeus da Palestina e da diáspora. Com a chegada de Jesus, o templo é Casa do Pai. 

A ação de Jesus provoca a reação das autoridades, afinal quem age como Jesus deve comprovar com um sinal divino a autoridade com a qual realiza o gesto. O sinal que Jesus oferece não é o sinal esperado: o sinal é Ele mesmo. Sua morte na cruz e sua ressurreição ao terceiro dia revela que o templo Casa do Pai não é mais a construção material do templo, mas o próprio Jesus. Nele, Deus está presente pessoalmente; nele o homem pode realmente encontrar Deus.

 

DOM JULIO ENDI AKAMINE

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

Créditos do áudio: Rádio Uniso