DOMINGO-15TC

15º DOMINGO COMUM -ANO B

14/07/2024

LINKS AUXILIARES:

ÁUDIO DO COMENTÁRIO DESTA PÁGINA

AS LEITURAS DESTA PÁGINA E DO MÊS TODO

TODOS OS VÍDEOS DE DOM JÚLIO

1ª Leitura: Amós 7,12-15

Salmo Responsorial 84 (85)R-  Mostrai-nos, ó Senhor, vossa  bondade, e a vossa salvação nos concedei!. 

2ª Leitura: Efésios 1,3-14

Evangelho Marcos 6,7-13

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, 7Jesus chamou os doze e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros. 8Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura. 9Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas. 10E Jesus disse ainda: “Quando entrardes numa casa, ficai ali até vossa partida. 11Se em algum lugar não vos receberem nem quiserem vos escutar, quando sairdes, sacudi a poeira dos pés como testemunho contra eles!” 12Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem. 13Expulsavam muitos demônios e curavam numerosos doentes, ungindo-os com óleo. – Palavra da salvação.


Irmãos e irmãs!

Meditar a Palavra de Deus é sempre uma alegria e um momento de crescermos no amor a Deus.

As leituras deste 15º. Domingo do Tempo Comum nos levam a refletir mais uma vez sobre a missão de todos os batizados.

Espelhando-se no profeta Amós, podemos nos sentir como ele, vivemos tranquilos fazendo nossas tarefas na simplicidade, mas em determinado momento somos chamados por Deus para sairmos de nós mesmos e assumir mais profundamente nossa missão de cristãos.

Como se Deus nos dissesse – Saí de sua zona de conforto e vem comigo melhorar este mundo perturbado e que está de cabeça para baixo. E aí, você vai aceitar o chamado?

Continuando nosso caminhar na Palavra de Deus que nos é proposta, vem Paulo e nos fala que “somos santos e irrepreensíveis sob o olhar do amor de Deus” e mais ainda: “que nossas faltas são perdoadas” em Cristo Jesus e “que Deus derramou profundamente sobre nós, a sua graça, abrindo-nos a toda sabedoria e prudência.”

E completando, o evangelho de Marcos, neste trecho, vemos Jesus enviando os doze apóstolos em missão. E todo cristão batizado é também chamado a assumir sua missão, isto é, ser profeta, sacerdote e rei. Características que podemos vislumbrar no profeta Amós, que sai para denunciar a injustiça, e ainda mais forte é o que Paulo nos fala: “Deus derramou profundamente sobre nós, a sua graça” e que temos que sair em missão e Jesus nos dá uma série de recomendações: “não levem nada para o caminho, nem cajado, nem pão e nem sacola” e continua – “mandou que andassem de sandálias (sinal de simplicidade para caminhar na missão) e se não forem bem recebidos  em alguma casa que sacudam a poeira dos pés e sigam em frente. E os apóstolos saem e pregam e conclamam para que todos se convertam.

Forte e firme são as recomendações de Jesus – e fica aqui uma reflexão para nós – Estou saindo em missão? Tenho seguido as recomendações de Jesus? Tenho dado o meu melhor para cumprir a missão? Reflitamos e façamos uma revisão da caminhada proposta por Jesus a nós, todos, cristãos batizados.

Que todos tenhamos um santo e abençoado domingo. Amém.

Reflexão feita por Maria Angela Guenka – leiga comprometida com o Evangelho de Jesus Cristo.