DOMINGO-1ADV

1º DOMINGO DO ADVENTO – ANO C

01/12/2024  

 LINKS AUXILIARES:

 

1ª Leitura: Jeremias 33,14-16

Salmo Responsorial 24(25)R- Senhor meu Deus, a vós elevo a minha alma!

2ª Leitura: 1 Tessalonicenses 3,12-4,2

Evangelho de Lucas 21,25-28.34-36

"25.“Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia irão apoderar-se das nações pelo bramido do mar e das ondas. 26.Os homens definha­rão de medo, na expectativa dos males que devem sobrevir a toda a terra. As próprias forças dos céus serão abaladas. 27.Então, verão o Filho do Homem vir sobre uma nuvem com grande glória e majestade. 28.Quando começarem a acontecer essas coisas, reani­mai-vos e levantai as vossas cabeças; porque se aproxima a vossa libertação.”34.“Velai sobre vós mesmos, para que os vossos corações não se tornem pesados com o excesso do comer, com a embriaguez e com as preo­cupações da vida; para que aquele dia não vos apanhe de improviso. 35.Como um laço cairá sobre aqueles que habitam a face de toda a terra. 36.Vigiai, pois, em todo o tempo e orai, a fim de que vos torneis dignos de escapar a todos esses males que hão de acontecer, e de vos apresentar de pé diante do Filho do Homem.”"


Prezados irmãos e irmãs!


         O medo nos paralisa, o medo nos controla, o medo nos impede de caminharmos, o medo não permite a esperança.

         Tivemos uma geração, ou várias, que foram criadas e amadurecidas no medo. Quantas vezes ouvimos que: deixar o chinelo com a sola para cima a mãe morreria. Na catequese aprendíamos que mastigar a hóstia encheria a boca de sangue...Quantos exemplos poderíamos citar!

         Será que, também, o Evangelho deste final de semana vai por esta linha? Eu respondo: Não!

         “As forças do céu serão abaladas”. Quantos se fazem deuses para manipular as pessoas, deuses que agem em causa própria, deuses que pregam a opressão, a injustiça e a morte. São estes que vivem nas nuvens, acima de qualquer mortal.

         Serão estes que cairão na desgraça, é destes que o Filho do Homem nos libertará. Aquele que crê na ação do Senhor, mesmo na tribulação, deverá levantar-se e erguer a cabeça, pois, discípulo não vive a passividade, mas confia na ação de Deus que transforma os corações.

         Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem”.

         Abençoado domingo a todos!

         Forte abraço!

         Pe José Antonio.