SSMA. TRINDADE

DOMINGO DA SANTÍSSIMA TRINDADE-ANO B

26/05/2024

“UNIÃO COM CRISTO E O PAI NO ESPÍRITO” 

LINKS AUXILIARES:


Primeira Leitura: Deuteronômio 4,32-34.39-40

Salmo Responsorial: 

32(33)-R- Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

Segunda Leitura:-Romanos 8,14-17

Evangelho:  Mateus 28,16-20

Os onze discípulos voltaram à Galileia, à montanha que Jesus lhes tinha indicado. 17 Quando o viram, prostraram-se; mas alguns tiveram dúvida. 18 Jesus se aproximou deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. 19 Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.  20- Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco até o fim do mundo.


Prezados irmãos e irmãs!

Este Domingo, Solenidade da Santíssima Trindade, é como estar no ponto mais alto de uma montanha. Iniciamos o ano litúrgico com a celebração do ciclo de Natal e meditamos como Deus Pai, que criou tudo por amor, envia seu Filho para ser homem, para estar no meio de nós. No ciclo pascal, dirigimos nosso coração para a entrega de Jesus na sua paixão e morte e nos fortificamos com sua ressurreição e ascensão. No Domingo passado abrimos mais uma vez todo nosso ser para receber o Espírito Santo, que nos vivifica, fortalece, congrega e nos envia. A festa de hoje é o ponto alto de nossa caminhada: Deus Pai, o eterno amor, seu Filho Jesus Cristo, nosso redentor, o Espírito Santo, nosso vivificador e santificador – Deus uno e trino, Deus Comunidade!

As leituras de hoje nos falam de vários aspectos do grande mistério da Trindade. 

A leitura do livro do Deuteronômio lembra-nos que Deus é um Pai que está presente na criação e na história do povo. Fala com o povo e intervém em seu favor. 

Paulo também nos lembra, que Deus é Pai, não um Pai irascível cuja ira aplacamos com ritos Não faz contabilidade de nossos erros e também não é um juiz distante. Somos seus filhos e podemos chama-lo de ABBA. É o Espírito que nos assegura que somos filhos. Durante nossa vida participamos dos sofrimentos, mas temos a promessa que somos herdeiros da glória.

Temos uma grande missão: Anunciar o amor de Deus em todo tempo e lugar, em todas as circunstâncias e com todos os meios. Jesus confia esta missão numa montanha, na Galileia: A montanha é o lugar da manifestação de Deus, Galileia é a terra da vida cotidiana com seus discípulos. Jesus está presente em todo lugar e em todo tempo – nas horas boas e no fracasso. 

Fomos batizados no nome da Santíssima Trindade, somos filhos e herdeiros. Anunciemos a grandeza e o amor de Deus em todas as circunstâncias. Jesus está conosco sempre.


Ir. Timótea OSB