DOMINGO-12TC

12º DOMINGO DO TEMPO COMUM -ANO B

23/06/2024

LINKS AUXILIARES:

Primeira Leitura: Jó 38,1.8-11

Salmo Responsorial 106(107)R- Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia!

Segunda Leitura: 2 Coríntios 5,14-17

Evangelho de Marcos 4,35-41

Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse aos discípulos: “Passemos para a outra margem!” 36          Eles despediram a multidão e levaram Jesus, do jeito como estava, consigo no barco; e outros barcos o acompanhavam. 37Veio, então, uma ventania tão forte que as ondas se jogavam dentro do barco; e este se enchia de água. 38          Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram-lhe: “Mestre, não te importa que estejamos perecendo?” 39        Ele se levantou e repreendeu o vento e o mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento parou, e fez-se uma grande calmaria. 40          Jesus disse-lhes então:“ Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” 41 Eles sentiram grande temor e comentavam uns com os outros: “Quem é este, a quem obedecem até o vento e o mar?” 


Prezados irmãos e irmãs!


Vivemos hoje, dia 23 de junho, a liturgia do 12º domingo do tempo comum. Lemos três textos bíblicos na liturgia. O primeiro é do livro de Jó capítulo 38; o segundo é da 2ª carta aos Coríntios, cap. 5, versículos 14 a 17, e este texto do Evangelho que acabo de proclamar: Marcos 4,35-41. 

Os textos do Evangelho, não só este, mas todos eles, não são narrativas de acontecimentos como se fosse um jornal a ser lido. Atrás de cada palavra que o evangelista anotou nós encontramos um sentido teológico. Marcos faz sua catequese, da primeira à última página, tentando responder aquilo que hoje é fundamental no Evangelho: “Quem é este?”

Não quer Marcos narrar o poder extraordinário de Jesus sobre o vento, sobre o mar impetuoso, sobre a chuva. Não! Fundamental é a pergunta que os discípulos fazem: “Quem é este homem? Quem é Jesus?” Pergunta fundamental também para nós. Estamos no mar da vida, e quantas vezes no mar da vida a turbulência nos assusta, nos amedronta, nos apavora, nos leva, muitas vezes, quase ao desespero, como aconteceu com os discípulos, que parece não sentirem a presença de Jesus. Foram até reclamar, como nós também muitas vezes reclamamos: nós estamos perecendo, as águas estão tomando conta, subindo cada vez mais e muito estranhamente Jesus dormindo. Será que nenhuma gota de água bateu em Jesus? 

O centro do Evangelho não é a narrativa miraculosa. O centro do Evangelho é a pergunta: “Quem é este homem? Quem é Jesus?”. No mar da vida, repito, também nos encontramos. Estamos numa barca junto com outros discípulos. Esta barca é a Igreja. Jesus está com ela. Jesus está conosco, caminha conosco. Parece não estar preocupado; parece apenas. Mas, contudo, vive conosco. Caminha conosco. Sofre conosco. Ele nos protege. Nunca nos esqueçamos da presença de Jesus. 

Se reclamamos, se nos assustamos, se nos apavoramos nas tempestades, nas turbulências da vida, é preciso crer, como Jó acreditava. É preciso crer como nos ensina a segunda leitura de hoje: “Quem está em Cristo é uma criatura nova”. 

É preciso olhar para três grandes santos que celebramos nesta semana: amanhã, segunda-feira, São João Batista, na sua natividade. O homem que soube preparar os caminhos do Senhor. Também teve adversidades, mas não desanimou: preparou os caminhos do Senhor. 

Na próximo final de semana comemoramos a solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo. Duas colunas da Igreja: Pedro, por sua fé; Paulo, por sua pregação. Também tiveram dificuldades, conflitos e confrontos, mas nunca se deixaram desanimar. Eles viveram, também, preocupados com esta pergunta, que procuravam responder a cada dia: “Quem é Jesus?”

A resposta a essa pergunta depende de nossa vida. “Quem é Jesus?” Permitamos que esta pergunta sempre nos “atormente”. Que nossa resposta seja sempre uma resposta marcada pela incansável busca: “Quem é Jesus?” 

Pe. Tadeu Rocha Morais pároco da Catedral N. Sra. da Ponte, Sorocaba SP