DOMINGO-5TP

QUINTO DOMINGO DA PÁSCOA-ANO B

28/04/2024

LINKS AUXILIARES:

 

Primeira Leitura: Atos 9,26-31

Salmo Responsorial: 21(22)-R- Senhor, sois meu louvor em meio à grande assembleia.  

Segunda Leitura: 1 João 3,18-24 

Evangelho: João 15,1-8

“Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. 2 Todo ramo que não dá fruto em mim, ele corta; e todo ramo que dá fruto, ele limpa, para que dê mais fruto ainda. 3         Vós já estais limpos por causa da palavra que vos falei. 4          Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto se não permanecerdes em mim. 5 Eu sou a videira e vós, os ramos. Aquele que permanece em mim, como eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim, nada podeis fazer. 6       Quem não permanecer em mim será lançado fora, como um ramo, e secará. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. 7         Se permanecerdes em mim, e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será dado. 8        Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.

Meu irmão, minha irmã!

Jo 15,1-8

Você já viu uma videira? Sabe distinguir onde começa a videira e onde os ramos? Assim como a videira é uma só, tronco e ramos, assim também a nossa união com Cristo. Formamos com Ele um só. Não é uma unidade de justaposição. É uma unidade orgânica: o todo está nas partes e as partes estão no todo. 

São Paulo falará dessa unidade de Cristo conosco usando uma outra imagem: a imagem da cabeça e dos membros. Assim é a nossa relação com Cristo. Essa unidade orgânica é o que permite os frutos da salvação. 

Voltemos à imagem da videira: a uva é fruto da videira ou dos ramos? É da videira e do ramo! O ramo não pode produzir nada separado da videira. O fruto é produzido pelo ramo, na medida em que faz parte da videira. O fruto revela a vitalidade do ramo. Se o ramo se separa da videira, ele seca e não dá fruto.

Assim somos nós cristãos: só temos a vida cristã na medida em que estamos em comunhão com Cristo. A fonte de nossa vida é Jesus. Sem ele a vida não está em nós e por isso não poderemos realizar ações cristãs. 

Procurar outra fonte de vida, que não seja Cristo, é se separar da videira e, por isso, perder a vida. Nós não podemos procurar a vida em outras fontes a não ser Cristo. É evidente que ninguém deve ser cristão contra a própria vontade, mas o procurar uma fonte de vida fora de Cristo significa fazer a opção de se separar pouco a pouco da videira.

Por isso devemos evitar a superstição, o horóscopo, as adivinhações, a comunicação com os mortos, a magia, as amarrações ou desamarrações. Todas essas práticas são formas de pecado contra a fé, que nos separam da videira que é Cristo.

O Espírito Santo nos une a Cristo de tal maneira que formamos com Ele a única videira. Essa é a obra maravilhosa do Espírito Santo recebido na Confirmação: somos um só com Cristo. Sem perder a própria identidade, sem ser absorvido, eu me torno, em união com Cristo e com os irmãos, um só. Assim as obras que faço, são minhas, mas também as de Cristo. As obras de Cristo, são dele, mas são feitas minhas. 

O Espírito forma em mim a imagem de Cristo: seus sentimentos são os meus; suas palavras são as minhas; seus pensamentos são os meus; seu amor ao Pai, é meu; seu amor por Maria, é meu!


DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso