DOMINGO-16TC

16º DOMINGO COMUM -ANO B

21/07/2024

LINKS AUXILIARES:


1ª Leitura: Jeremias 23,1-6

Salmo Responsorial 22(23)R-O Senhor é o pastor que me conduz: felicidade e todo bem hão de seguir-me. 

2ª Leitura: Efésios 2,13-18

Evangelho: Marcos 6,30-34

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, 30os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado. 31Ele lhes disse: “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco”. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo, que não tinham tempo nem para comer. 32Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. 33Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé e chegaram lá antes deles. 34Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas. – Palavra da salvação.


 

Queridos irmãos, queridas irmãs!

 

Poucos de nós tivemos a oportunidade de conhecer pessoalmente um pastor de ovelhas que vive junto a seu rebanho e assim não tivemos a oportunidade de ver o cuidado que esse pastor tem com suas ovelhas, ficando junto a seu rebanho dia e noite; leva seus animais a pastos abundantes, para protegê-los e cuida daqueles que estão doentes. O pastor é para seu rebanho, como um pai e uma mãe são para a sua família.

 

Na primeira leitura de hoje, lemos uma passagem do Profeta Jeremias, que fala dos maus pastores que não cuidam das suas ovelhas, pensando unicamente no seu próprio proveito, espalhando assim, o rebanho de Deus ao invés de juntar. Jeremias criticava atitudes dos profetas do palácio, que falavam o que agradava ao Rei e não o que era Palavra de Deus. Os bons pastores, ao contrário, arriscam sua vida com seu anúncio. Essa leitura termina profetizando a respeito de um futuro pastor que vem, realmente, para cuidar do seu rebanho; esse pastor é Jesus, que vê o povo abandonado “como ovelhas sem pastor”. Ele se esquece do cansaço, deixa de lado também seu desejo de momentos de intimidade com o Pai e de estar junto com seus discípulos, dedicando-se a ensinar e orientar o povo.

 

Lendo estas passagens lembramo-nos dos pastores do “rebanho de Deus” de hoje: o Papa, nossos Bispos e os sacerdotes que são os que guiam nossas comunidades. Rezemos por eles, para que sejam bons pastores.



Quando meditamos sobre algumas passagens como esta do Pastor, é importante considerar que toda comparação pode enfatizar apenas um lado. Assim, quando falamos em um pastor de ovelhas podemos pensar naquele que cuida, mas cuida de animais irracionais; no entanto, ser “Pastor” em uma comunidade é guiar seres humanos responsáveis e livres. Sua ação deve ser a de orientar coordenar, unir, promover, corrigir…



Ainda mais, a vocação de Pastor é muito mais ampla do que pensamos normalmente, porque todos aqueles que assumem tarefas de coordenar, ensinar, orientar, são também pastores e devem assumir o papel de bons pastores, cuidando daqueles que lhes são confiados.



Não podemos esquecer, no entanto, que o único verdadeiro Pastor é Cristo, que com sua entrega superou a separação entre judeus e pagãos e como nos diz São Paulo na Carta aos Efésios: “Ele é a paz”.

 

Ir. Timótea OSB