DOMINGO-8TC

OITAVO DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C 

26/05/2024

LINKS AUXILIARES:

ÁUDIO DO COMENTÁRIO DESTA PÁGINA

AS LEITURAS DESTA PÁGINA E DO MÊS TODO

TODOS OS VÍDEOS DE DOM JÚLIO


1ªLeitura: Eclesiástico 27,5-8

Salmo91(92 )-R-Como é bom agradecermos ao Senhor!

2ª Leitura:1Cor 15,54-58

Evangelho de São Lucas 6,39-45


"39.Propôs-lhes também esta comparação: Pode acaso um cego guiar outro cego? Não cairão ambos na cova? 40.O discípulo não é supe­rior ao mestre; mas todo discípulo perfeito será como o seu mestre. 41.Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão e não reparas na trave que está no teu olho? 42.Ou como podes dizer a teu irmão: Deixa-me, irmão, tirar de teu olho o argueiro, quando tu não vês a trave no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e depois enxergarás para tirar o argueiro do olho de teu irmão. 43.“Uma árvore boa não dá frutos maus, uma árvore má não dá bom fruto. 44.Porquanto cada árvore se conhece pelo seu fruto. Não se colhem figos dos espi­nheiros, nem se apanham uvas dos abrolhos. 45.O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, porque a boca fala daquilo de que o coração está cheio."


Meus irmãos, minhas irmãs!

  

Estamos no meio do Carnaval, tempo de festas e distrações antes de entrar o tempo sério da Quaresma.

As leituras deste domingo nos preparam de outra maneira para este tempo de graça. Estes textos nos dão indicações como podemos preparar-nos para a Páscoa, para a festa da vida, em outras palavras: estas leituras nos dão sugestões excelentes para nosso programa quaresmal.

 

O Evangelho tem cinco pequenas parábolas de Jesus, cinco comparações:

- Um cego não pode guiar outro cego: Necessitamos reconhecer que nossa visão é sempre parcial. Quando queremos ajudar os outros e indicar-lhes o caminho, deve ser com muita humildade e simplicidade.

- Como discípulo, não querer ser mais perfeito que o mestre: O Mestre é Jesus, o guia é sua Palavra. Nós somos discípulos, caminhando com o Mestre.

- Evitar toda hipocrisia. É muito importante reconhecer que todos temos “vigas” nos nossos olhos, temos falhas, somos pecadores.

- Julgar a árvore por seus frutos. Os frutos não são os sucessos ou fracassos. O fruto de uma pessoa que busca a Deus em sua vida é a caridade.

- Ver de onde vem o bem e o mal, a boca fala daquilo que está no coração. A 1ª leitura diz: “A palavra revela o íntimo do homem... o falar prova quem são as pessoas.”

 

O tempo da Quaresma é um caminhar para a Páscoa. Toda nossa vida é um caminhar para a Vida em Plenitude, que é o fruto da Morte e Ressurreição de Jesus. Em nossos esforços quaresmais queremos vencer o pecado e crescer em amor, benevolência, liberdade interior.

 

Que os dias de Carnaval sejam dias de verdadeira alegria! Que o início da Quaresma seja marcado pela firme decisão de caminhar com Jesus e vencer o pecado que nos oprime!


Irmã Timótea, osb