DOMINGO-2Q

2° DOMINGO DA QUARESMA ANO B

25/02/2024 


 LINKS AUXILIARES:


1ª Leitura: Gênesis 22,1-2.9a.10-13.15-18

Salmo 115(116b)-R- Andarei na presença de Deus, junto a ele na terra dos vivos. 

2ª Leitura: Romanos 8,31b-34

Evangelho de Marcos 9,2-10

Seis dias depois, Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João e os fez subir a um lugar retirado, no alto de uma montanha, a sós. Lá, ele foi transfigurado diante deles. 3       Sua roupa ficou muito brilhante, tão branca como nenhuma lavadeira na terra conseguiria torná-la assim. 4          Apareceram-lhes Elias e Moisés, conversando com Jesus. 5         Pedro então tomou a palavra e disse a Jesus: “Rabi, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. 6 Na realidade, não sabia o que devia falar, pois eles estavam tomados de medo. 7    Desceu, então, uma nuvem, cobrindo-os com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado. Escutai-o!” 8         E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém: só Jesus estava com eles. 9   Ao descerem da montanha, Jesus ordenou- lhes que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem ressuscitasse dos mortos. 10     Eles ficaram pensando nesta palavra e discutiam entre si o que significaria esse “ressuscitar dos mortos”. 


Prezados irmãos e irmãs!

Prezados Irmãos e Irmãs, saúde e paz a todos.


Um dia, Deus provou Abraão. Noutro dia, Jesus provou três dos seus discípulos.

Naquele dia, Deus pediu a Abraão seu herdeiro. Naquele outro dia, Deus pediu à humanidade e ao seu povo, representados em Pedro, Tiago e João, que lhe entregassem Jesus Cristo em sacrifício.

Naquele dia, Deus foi misericordioso com Abraão e substituiu seu filho por um carneiro. Naquele outro dia, Deus se fez misericordioso com a humanidade e com seu povo, e recebendo o sacrifício vicário de Cristo, manifestou a todos a sua glória de Filho de Deus, Senhor do Universo, Cordeiro Redivivo. 


Neste segundo Domingo da quaresma, ecoa em nossos corações as palavras do Salmista: guardei a fé, mesmo diante da prova mais difícil, com sofrimentos. Abraão guardará a fé e se manterá fiel mesmo na iminência de perder o filho da promessa, seu maior bem. Os discípulos também enfrentaram a dor da perda de Jesus, no tempo da Cruz até sua ressurreição. E terão ainda que suportar sua ausência histórica até a consumação, quando Ele voltará em glória. 


A provação de Deus fortalece os escolhidos do Senhor. Confere a eles méritos e virtudes. São Paulo reconhece os méritos e virtudes do pai da fé do povo israelita. A igreja não cessa de ressaltar a fidelidade e as virtudes heroicas dos primeiros cristãos, fiéis até o derramamento do sangue em martírio, na perseverança do Caminho ensinado por Jesus Cristo. Dito assim, quem poderia acusar aqueles que foram provados pelo fogo do desígnio divino? Abraão ou Pedro, Tiago e João, precisariam temer o Acusador infernal, quando o próprio Deus e seu Espírito lhes circuncidou o coração, provando sua fidelidade e perseverança?


Tradicionalmente, o milagre da transfiguração manifesta um sinal da glória divina de Jesus Cristo, alimenta a fé dos discípulos e proclama o sacrifício profético do Messias, enunciado da experiência de vida e santidade de Moisés e de Elias. De fato, tanto o proclamador da Lei, Moisés, como os atualizadores dEla, Elias e os outros profetas, enfrentaram duras provas para manter nos lábios e na vida, a fidelidade professada diante de Deus quando foram chamados. 


A comunidade cristã, hoje, até que Jesus Cristo volte, continua sendo chamada a guardar a fé em meio à grande provação que é viver neste mundo, em meio às coisas do mundo, que passam e por vezes acorrentam, consciente de não pertencer a este mundo - como cordeiros no meio de lobos! Contudo, a comunidade cristã não está sozinha; vive nutrida pelo Espírito Santo, que brota como uma fonte da Eucaristia que celebramos juntos.


Por sinal, as leituras deste ano litúrgico para a quaresma carregam uma matriz Eucarística fundamental, pois é na celebração frutuosa da Santa Missa, que a comunidade cristã experimenta e proclama a derradeira prova da fé, quando vê debaixo das Espécies Sacramentais, do Pão e Vinho consagrados, a presença real nutridora dAquele que esperamos voltar em glória. A celebração da Missa na quaresma deve ser o monte onde o coração experimenta sua transfiguração, pelo anúncio da Palavra e pela força do Espírito.


Alimentados pela glória do Salvador somos enviados a fazer o bem, pois nenhuma outra obra nos identifica mais com Deus que realizar o bem e afastar-nos do mal. O cristianismo carrega uma ética intrínseca que brota da sua própria identidade divina. Jesus passou fazendo o bem, e foi perseguido por fazê-lo em compaixão por todos. À comunidade cristã, provada na fé, nenhuma outra vocação mais nobre se lhe impõe, senão a de ser santa como Deus é Santo, realizando o bem no mundo, mesmo em meio a perseguições e sofrimentos; com a alegria de ver-se reconhecida no mistério do sacrífico do seu Senhor e Mestre.


Ao fazer o bem, damos continuidade ao desígnio divino, continuamos  a entregar o Messias em sacrifício, no Altar e na vida, semeando a Palavra do Evangelho no testemunho cotidiano, na expectativa de que o Pai Eterno manifeste pela força do Espírito Santo sua glória de Filho de Deus, fazendo os olhos fechados se abrirem e os corações endurecidos fletirem em adoração, proclamando: verdadeiramente, Ele está vivo e é o Senhor! O Acusador nada pode opor à fidelidade dos escolhidos de Deus.


Santo Domingo e frutuosa quaresma!


Padre Rodolfo Gasparini Morbiolo

Paróquia Santa Maria dos Anjos - Vitória Régia - Sorocaba/SP