18 DE DEZEMBRO

18 DE DEZEMBRO

PREPARAÇÃO PRÓXIMA DO NATAL


 LINKS AUXILIARES:


Leitura: Jeremias 23,5-8

Salmo 71(72)-R-Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre!

Evangelho de Mateus 1,18-24

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – 18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. 24Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado e aceitou sua esposa. – Palavra da salvação.


Meu irmão, minha irmã!


Mt 1,18-24

No evangelho de Mateus que acabamos de ouvir, vemos o cumprimento da profecia de Jeremias “farei nascer um descendente de Davi; reinará como rei e será sábio, fará valer a justiça e a retidão na terra”. 

José, descendente de Davi, recebeu o anúncio desse nascimento prometido, que já tinha sido também profetizado por Isaías: “eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho”.

Ao mesmo tempo, vemos que esse nascimento tão aguardado e esperado não se realizou sem um drama pessoal muito doloroso para José e Maria. José chegou à convicção de que deveria renunciar a Maria, que precisava renunciar ao casamento com ela que era o tesouro de sua vida. Podemos imaginar o sacrifício que seria para José ter que renunciar a Maria. Mas ele estava disposto a tal renúncia. De fato, os grandes dons de Deus são, muitas vezes precedidos de grandes tribulações e provas: Deus alarga assim o nosso coração para poder preenche-lo ainda mais do seu dom. O dom de Deus é sempre muito grande, e nós precisamos dessa preparação, muitas vezes dolorosa, de nosso coração.

O mesmo aconteceu com José. Ele foi preparado para receber a graça de Jesus. O dom de Jesus foi dado não somente a José, mas ao mundo todo. Assim o drama pessoal de José o levou a viver uma alegria profunda na castidade perfeita de uma união espiritual profunda com Maria. Sempre pensamos que a castidade de José o distanciou de Maria e de Jesus. Essa compreensão, porém, é preconceituosa e errada. Foi a castidade que permitiu a José viver em uma comunhão de intimidade e de unidade com Maria muito profunda.

Podemos também admirar a força de alma e a obediência de São José. Ele, sendo um homem justo, decidiu renunciar a Maria, mas sem fazer escândalo. Aceitou o sacrifício no silêncio. Isso é sinal de grandeza e força de alma. Mas o mais admirável é a sua obediência a vontade de Deus.

Quando fazemos grandes sacrifícios, normalmente nós nos endurecemos e o nosso coração se fecha. Não queremos mais ouvir mais nada porque queremos nos manter no sacrifício assumido. Mas S. José, mesmo pronto ao sacrifício, se mantem aberto à Palavra de Deus. O anjo, ao vir ao encontro de José, o encontra o seu coração aberto para as grandes promessas de Deus.

Peçamos ao Senhor, a força de alma para fazer sacrifícios por amor. Peçamos também que, mesmo dispostos a grandes sacrifícios, nos mantenhamos abertos a vontade de Deus, sem nos enrijecer em nossas decisões. Que estejamos sempre abertos às promessas divinas.



DOM JULIO ENDI AKAMINE

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

Créditos do áudio: Rádio Uniso