2ª FEIRA-7TP

2ª FEIRA DA 7ª SEMANA TP

13/05/2024 

N. Sra. de Fátima

LINKS AUXILIARES:


Primeira Leitura: Atos 19,1-8

Salmo Responsorial 67(68) R- Reinos da terra, cantai ao Senhor! 

Evangelho: João 16,29-33 

Naquele tempo, os discípulos disseram a Jesus: “Eis, agora falas  claramente e não usas mais figuras. Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isso cremos que vieste da parte de Deus”. Jesus respondeu: “Credes agora? Eis que vem a hora – e já chegou – em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só porque o Pai está comigo. Disse-vos estas coisas para  que tenhais paz em mim. No mundo tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo”! 


Meu irmão, minha irmã!

Jo 16,29-33

O evangelho de hoje nos mostra como os apóstolos precisavam do Espírito Santo. Eles não compreendiam o que Jesus lhes dizia e ainda mais estavam convictos de entender tudo.

Quando Jesus diz: “Saí do Pai e vim ao mundo; agora deixo o mundo e vou ao Pai”, acham que compreendem e respondem: “Agora falas claramente e não usas comparações. Agora compreendemos que vens de Deus!”. Jesus, porém, responde: “Acreditais agora? Virá a hora em que vos dispersareis cada um para seu lado e me deixareis sozinho”. A fé dos discípulos é frágil, a ponto que pouco tempo depois eles abandonam o Mestre. 

As palavras de Jesus têm um significado muito mais profundo daquilo que eles conseguem entender. Jesus vai ao Pai mediante a paixão e o retorno de Jesus é um mistério profundo que transforma toda a natureza humana, exatamente para que os homens tenham a possibilidade de crer. Quando Jesus, no sofrimento e na morte, tiver realizado esta transformação, poderá mandar o Espírito Santo que fará dos apóstolos uma nova criação; somente então, depois da vitória de Jesus sobre a morte, eles poderão realmente crer de verdade.

Nós já recebemos o Espírito Santo, mas na vida cristã há sempre um a mais a realizar. Foi exatamente isto que aconteceu com os apóstolos: não percebemos muitas coisas que em nós deveriam ser diferentes ou melhores e nos vemos em necessidade. É necessário que o Espírito Santo nos amadureça com sua graça. Quantas vezes tomamos consciência da superficialidade de nossa adesão a Cristo e ficamos admirados de como estávamos vivendo, estando satisfeitos com tão pouco.

Peçamos a Jesus que na sua bondade ele faça de nós novas criaturas no seu Espírito.


DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso