3ª FEIRA DA 5ª SEMANA COMUM
(ANO PAR)
AS LEITURAS DESTA PÁGINA E DO MÊS TODO
Leitura: 1 Reis 8,22-2327-30
Salmo 83(84) R- Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!
Evangelho de Marcos 7,1-13
Naquele tempo: 1Os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. 3Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. 5Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: 'Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?' 6Jesus respondeu: 'Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: 'Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos'. 8Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens.'9E dizia-lhes: 'Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. 10Com efeito, Moisés ordenou: 'Honra teu pai e tua mãe'. E ainda: 'Quem amaldiçoa o pai ou a mãe, deve morrer'. 11Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: 'O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus'. 12E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. 13Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas.' Palavra da Salvação.
A leitura nos faz admirar a humildade e o profundo senso religioso de Salomão. Ele construiu para Deus um templo esplêndido e grandioso, mas a sua oração exprime a consciência da imensa distância que há entre Deus e toda obra humana, mesmo que realizada em sua honra: “Mas pode realmente Deus habitar sobre a terra? Se os céus, e os céus dos céus, não podem te conter, quanto menos esta Casa que eu construí!”
É belo confessar que não há proporção entre Deus e o homem, e é uma lição sempre atual e sempre difícil para nós: devemos fazer tudo para glorificar Deus e reconhecer que nunca o glorificaremos suficientemente. O homem deverá sempre recorrer à misericórdia de Deus. O homem não poderá contar jamais com os seus próprios méritos, mas somente com a bondade de Deus. Por isso, ao aproximar-se de Deus, precisará fazer como Salomão: “Ouve a súplica de teu servo e de teu povo Israel. Ouve, desde o lugar onde moras, lá no céu. Ouve e perdoa!”