TERÇA-12TC

TERÇA-FEIRA DA 12ª SEMANA DO TEMPO COMUM 

25/06/2024 

LINKS AUXILIARES:


1ª Leitura 2 Reis 19,9-11.14-21.31-35a.36

Salmo 47(48)R- O Senhor estabelece sua cidade para sempre.

 Evangelho Mateus 7,6.12-14  

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 6“Não deis aos cães as coisas santas nem atireis vossas pérolas aos porcos, para que eles não as pisem com os pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem. 12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a lei e os profetas. 13Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! 14Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram!” – Palavra da salvação

 

Meu irmão, minha irmã!


Mt 7,6.12-14

A afirmação de Jesus “não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos; para que eles não as pisem com os pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem”, é de difícil interpretação. A dificuldade provém primeiramente do fato de que tal provérbio vem logo depois de Jesus nos ter proibido de julgar os outros e de nos ter ordenado aplicar a medida da moderação, da compreensão e do perdão em relação aos outros. “Não julgueis e não sereis julgados, pois com a medida com que medirdes se medirá para vós” (7,1).

A dificuldade consiste também em saber quem pode ser classificado de “cães e porcos”. Um julgamento tão duro parece ser incompatível com o Evangelho de Jesus.

O que Jesus deseja nos ensinar com esse provérbio tão duro é nos advertir contra um comportamento concreto que infelizmente se verifica na realidade. Não se trata de julgar as pessoas, mas de identificar o comportamento reprovável que infelizmente podem ser o de algumas pessoas ou até mesmo o nosso. Trata-se da atitude concreta de desprezar a Palavra de Deus, de não valorizar a Palavra como coisa santa, de desprezar a sua preciosidade como o porco despreza as pérolas. Existem comportamentos reais de autoconfiança, de fechamento absoluto perante a Palavra de Jesus que desrespeitam o nome de Deus e o profanam. 

O provérbio de Jesus é, portanto, uma séria advertência para todos, incluindo nós! Reconheço sempre e conscientemente a sacralidade a Palavra de Deus? Ou sou um cão que a profana e a desrespeita? Valorizo a Palavra de Deus como tesouro precioso para minha vida, ou sou como o porco diante das pérolas?



DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso