QUINTA-22TC

 5ª FEIRA DA 22ª SEMANA COMUM

05/09/202

Sta. Teresa de Calcutá

LINKS AUXILIARES:


1ª Leitura: 1 Coríntios 3,18-23

Salmo Responsorial 23(24)-R- Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra. 

Evangelho Lucas 5,1-11

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 1Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se ao seu redor para ouvir a palavra de Deus. 2Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. 3Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois, sentou-se e, da barca, ensinava as multidões. 4Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. 5Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. 6Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes, que as redes se rompiam. 7Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem. 8Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” 9É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. 10Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante, tu serás pescador de homens”. 11Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus. – Palavra da salvação.


Meu irmão, minha irmã! 

 1Cor 3,18-23

Nenhum cristão deve por sua glória em um ser humano, declarando-se discípulo de um pregador em detrimento da unidade da Igreja. Os ministros do Evangelho estão em função dos fiéis, mas os fiéis não estão em função dos ministros do Evangelho. Os próprios ministros do Evangelho, se são verdadeiros, nunca atraem os fiéis para si mesmos. Pelo contrário os ministros do Evangelho devem conduzir os fiéis a Cristo. É Cristo que deve ser seguido, não os seus pregadores. É Cristo que deve ser sempre buscado, e não os pregadores de Cristo.

Por isso, o que os coríntios quando declaram: eu sou de Paulo; eu sou de Apolo, demonstram como são ainda imaturos na fé.

A sabedoria de um pregador não deve ser motivo de vaidade ou de arrogância. Quem pensa que sabe tudo ignora a própria ignorância. De fato, “ninguém se iluda: Se algum de vós pensa que é sábio nas coisas deste mundo, reconheça sua insensatez, para se tornar sábio de verdade; pois a sabedoria deste mundo é insensatez diante de Deus”.

Aqueles que se acham sábios caem nas próprias armadilhas e contradições. Ninguém consegue crescer quando acha que aprendeu tudo o que tinha para aprender. 

Nesse sentido, a missão é uma grande escola e nela aprendemos todos os dias continuamente.

 

DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso