José Luiz Garcia

José Luiz Garcia, nascido em 23.02.1969, em Sorocaba, administrador público, leigo atuante na Paróquia São Benedito, atua principalmente na Pastoral da Catequese desde a juventude, e passou por muitos outros serviços na comunidade.

Recebeu formação bíblica no Centro Bíblico Verbo Divino em São Paulo, concluindo o Curso de Introdução ao Antigo Testamento.

Teve um livro sobre coordenação pastoral publicado pela Editora Vozes, que já vendeu aproximadamnete 10.000 exemplares - "Coordenador de Pastoral - um Serviço à Comunidade", traduzido na Espanha pela PPC- Editorial

Mais detalhes sobre a edição brasileira do livro pode ser obtida pelo site da editora:

JOSE LUIZ GARCIA - Colaborador do Gotas

Prezados Irmãos e Irmãs do Gotas da Palavra

Sexta-feira, 28 de maio de 2021,  nosso amigo José Luiz Garcia (para nós, Zé Luiz) que participou aqui do Gotas da Palavra desde o início, no ano 2.000, nos deixou.

Além de atuar como colaborador, escrevendo reflexões edificantes, cheias de fé e vida, ele também nos ajudou muito nos bastidores – sabia que o mais importante era agir pelo Reino de Deus, e não procurar méritos e reconhecimento.

Neste ano de 2021 ele não estava escrevendo mais reflexões para o Gotas da Palavra, mas mantinha-se por perto, sempre disponível para ajudar no que fosse preciso, num total desapego, colocando-se a serviço.

Zé Luiz atuou na comunidade paroquial de São Benedito como tesoureiro, coordenador de grupo de jovens, ministro da Eucaristia, ministro da Palavra e catequista. Também atuou na Pastoral da Comunicação. Ainda compôs músicas católicas e em 2005 teve publicado seu livro "Coordenador de Pastoral - Um Serviço à Comunidade" pela Editora Vozes.

José Luiz tinha amor incondicional pela Catequese, especialmente pelos seus catequizandos. Participava também da Equipe Arquidiocesana de Catequese, onde dedicou-se muito à formação de novos catequistas.

Para recordar um pouco das suas valiosas contribuições aqui no Gotas da Palavra trazemos um trecho de sua reflexão do 2º Domingo da Quaresma do ano passado, cujo Evangelho narra a Transfiguração de Jesus no Monte Tabor e que, entendemos, guarda certa relação com este momento que estamos vivendo por conta do seu passamento:

......

“Se quisermos partilhar a glória de Jesus, temos que caminhar com coragem, ânimo e determinação, subindo ao Monte Tabor para ficar com Jesus e reencontrarmos sempre o sentido de viver.

Não deixemos de subir com o Senhor!

Atentemo-nos: a decisão de subir é individual, mas a subida fazemos com Jesus e nossos irmãos. Não subimos sozinhos, subimos na comunidade de Jesus!

Paulo nos confirma tudo isso: que a nossa salvação é graça de Deus que precisamos aceitar de verdade.

Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, venha a vossa salvação! - diz o refrão do Salmo.

Não caminhamos errantes pelo mundo, imundos e com fome. Todos temos a segurança da dignidade de filhos de Deus que precisam manifestar a glória oferecida a todos os caminhantes deste mundo, a partir do dom da ressurreição de Jesus.

Caminhemos rumo a Páscoa do Senhor, buscando nossa conversão e contemplando desde logo a sua glória.”

......

A saudade já é grande!

Para nós, que temos fé na ressurreição, a morte não tem a última palavra; nós cremos e confiamos sim em Jesus Cristo, vencedor da morte, nosso Redentor e Salvador.

Neste momento de dor agradecemos a Deus por termos desfrutado da sua amizade, do seu conhecimento e do seu exemplo por vinte anos, aqui no Gotas da Palavra.

Descanse em paz, Zé Luiz, na certeza da vida eterna em Cristo, Nosso Senhor.

Equipe Gotas da Palavra