SEXTA-7TP

6ªFEIRA DA 7 ªSEMANA T.P.

17/05/2024

LINKS AUXILIARES:


Primeira Leitura: Atos 25,13-21 

Salmo Responsorial 102(103)R- O Senhor pôs o seu trono lá nos céus. 

Evangelho: João 21,15-19 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – Jesus manifestou-se aos seus discípulos 15e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”. 16E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas”. 17Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas. 18Em verdade, em verdade te digo, quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”. 19Jesus disse isso significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”. – Palavra da salvação.


Meu irmão, minha irmã! 


Jo 21,15-19

No evangelho vemos Jesus, que depois de morto e ressuscitado, manifesta-se corporalmente, com coração humano que deseja de ser amado. “Simão, filho de João, me amas?”. Jesus faz esta pergunta também a nós, porque deseja nosso amor. “Simão, filho de João, me amas mais do que estes?”.

Conhecemos a resposta de Pedro, uma resposta modesta. Ele não pode negar o amor que lhe enche o coração, mas agora ele não se apoia em si mesmo. A triste experiência da tríplice negação o fez compreender que ele não tem solidez em si mesmo, mas depende unicamente de Jesus. “Tu sabes que te amo”. Por três vezes ele recorre a Jesus para afirmar seu amor: Jesus conhece o que há no coração de Pedro.

Jesus confia a Pedro a sua Igreja. A única condição que Jesus pede de Pedro não é capacidade de administração, inteligência, competência em organizar, coragem para enfrentar os inimigos, mas somente amor por Jesus. O apostolado está fundado sobre esta relação íntima com Jesus. Não há outro fundamento porque a evangelização nada mais é do que a difusão do amor do Senhor.

Pedro sabe que a fonte do amor não está dentro de si, sabe que quando Jesus lhe pergunta: “Tu me amas?”, Ele quer dar-lhe este amor, pois Ele é a fonte do amor. Jesus nos faz a mesma pergunta porque quer que lhe peçamos este dom maravilhoso. Temos o grande desejo de amar o Senhor, mas nossa situação normalmente nos desencoraja porque somos tão fracos, volúveis, superficiais, contraditórios, infiéis e cheios de dúvidas no amor! É o próprio Jesus que nos faz o dom de poder dizer: “Tu sabes que te amo. Eu te amo não porque sou perfeito, porque me sinto forte, generoso, mas porque tu, Senhor, és generoso para comigo e me tornas capaz de te amar cada vez mais”.

A última etapa do amor generoso é o seguimento. Depois das três afirmações de amor, Jesus diz a Pedro: “Segue-me”. Este “segue-me” anuncia o martírio de Pedro. Antes da paixão Pedro tinha se rebelado porque Jesus tinha dito aos discípulos que “para onde vou não podeis seguir-me agora”. “Por que não posso seguir-te agora? Darei minha vida por ti!”. Jesus é o primeiro no amor: ele deve nos amar até o fim, dar sua vida, antes que os discípulos possam segui-lo no amor vindo de seu coração. Depois da paixão e da ressurreição, Jesus dá a Pedro a grande graça de segui-lo na morte. Jesus doa a Pedro a perfeição do amor: dar a vida pelo amigo.



DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

Créditos do áudio: Rádio Uniso