Salmo Responsorial: 32(33) Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!
Segunda Leitura: 1 Pedro 2,4-9
Evangelho: João 14,1-12
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. E para onde eu vou, vós sabeis o caminho”. Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho”? Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se vós me conhecêsseis, saberiam também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. Disse Filipe> “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta”! Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo: quem acredita em mim fará as obras que eu faço e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai”. Palavra de Salvação.
Prezados irmãos e irmãs!
Às vezes pensamos que o Céu é um condomínio de luxo com lindas mansões, para onde deverá ir as pessoas boas. “Na casa do meu pai há muitas moradas...vou preparar um lugar para vós e quando eu tiver ido preparar um lugar para vós, voltarei e vos levarei comigo...” Jesus vai levar seus amigos para morarem no Condomínio do seu Pai, que é Deus. Tomé fez uma pergunta, no mínimo desnecessária, “Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?”. Mas ele pensava em um caminho no sentido físico. Se Jesus tinha dito que voltaria e os levaria com ele, nem precisariam conhecer o caminho. Afinal, que caminho é esse e que lugar é esse para onde Jesus vai e ainda fará reservas aos seus seguidores?
Na resposta que Jesus dá a Tomé, já dá para perceber a resposta “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”, completada, depois, na resposta que dá a Felipe, quando este pede para que ele lhes mostre o Pai e isso basta: “Há tanto tempo estou convosco e não me conheces, Felipe?”
Jesus é o Caminho que passa pela Comunidade, é esse o caminho que nos leva ao Céu, na comunhão plena com Deus. Ninguém chegará ao Céu se antes não passar pela Comunidade, onde conhecerá e viverá na Verdade que é Jesus, e terá a Vida verdadeira, porque se alimenta do Pão Sagrado que lhes dá a vida.
Quem faz essa experiência de íntima comunhão com Jesus, na caminhada da comunidade, está fazendo a experiência de comunhão com o Pai. Jesus e o Pai são um, e quem vive a sua fé, a parir do Batismo, vivendo na Graça que Jesus lhe ofereceu, participa dessa comunhão trinitária. Mas será isso uma utopia? Uma bela fantasia? É possível o homem participar da vida de Deus? Como comprovar isso? Os versículos finais do evangelho nos dão a resposta. Sim, é possível comprovar que estamos inseridos na vida de Comunhão com Deus, graças a Jesus Cristo! Através das obras. Jesus revelou-nos o Pai em suas obras do Bem, a favor das pessoas. E nós também revelamos Jesus através das obras e ele mesmo nos garante que quem assim o fizer, poderá fazer obras até maiores que aquelas que ele realizou. Mas para isso é necessário crer em Jesus, e podemos concluir a reflexão, nesse sentido, lembrando-nos do que nos lembrar do que nos ensinou São Thiago “A Fé sem obras é morta!”. Por isso a Igreja de Cristo, inspirada pelo Espírito Santo, descobriu a sua Diakonia, a sua vocação para servir (1ª Leitura) por que aprendeu com Aquele que é a pedra angular, Jesus Cisto, o Diácono do Pai, e sobre a qual está assentada esse Edifício espiritual na qual somos as pedras vivas (2ª leitura)
(Diácono José da Cruz – Paróquia Nossa Senhora Consolata)