QUARTA-11TC

QUARTA-FEIRA DA 11ª SEMANA COMUM 

19/06/202

São Romualdo 

LINKS AUXILIARES:


Primeira Leitura: 2 Reis 2,1.6-14

Salmo Responsorial: 30(31)R- Fortalecei os corações, vós que ao Senhor vos confiais! 

Evangelho: Mateus 6,1-6.16-18 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. 2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. 5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. 16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”. – Palavra da salvação

 

Meu irmão, minha irmã! 


Mt 6,1-6.16-18

Jesus conhece o coração do homem. Sabe que, quando fazemos o bem somos tentados imediatamente à autocomplacência, a buscar uma satisfação egoísta de amor-próprio. Em sua linguagem muito concreta, Jesus nos alerta e nos convida a lutar contra esse comportamento. Trata-se, no fim das contas, de escolher entre buscar a recompensa do amor-próprio e do egoísmo ou de procurar sempre agradar ao Pai que está no céu.

Jesus quer que nos esqueçamos de nós mesmos, que não busquemos nossa vantagem pessoal para viver em comunhão com o Pai celeste e de encontrar nEle a nossa recompensa.

Jesus usa uma linguagem vivaz e muito concreta para explicar que devemos ter retidão de intenção. É comum que a gente fale lançando mão de conceitos abstratos. Jesus, porém, usa uma linguagem visual e imaginativa que chega até mesmo a ser exagerada.

Quando deres esmola não toques a trombeta diante de ti! Outra expressão claramente exagerada e visual é esta: não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua mão direita. 

Trata-se de uma linguagem imaginativa. As duas mãos são personificadas como se fossem duas pessoas que estão lado a lado, e uma não deve saber o que a outra faz. O que Jesus ensina com isso é que, quando fazemos o bem, é preciso que nós mesmos não fiquemos sabendo o que fizemos para não cair na vanglória. O mesmo vale para as outras imagens da pregação de Jesus: não façais como os hipócritas que gostam de rezar em pé para serem vistos pelos homens... quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza a teu Pai que está oculto...

Jesus nos alerta contra a tentação da vaidade e do amor-próprio. Realizamos muitos gestos bonitos de religião e de solidariedade, mas nisso só buscamos o nosso interesse, o de ter uma boa imagem diante dos outros ou se sentir bem e recompensado pelo fato de nos julgarmos bons. Para evitar isso, Jesus nos exorta a buscar o Pai.

Agradeçamos a Jesus pelos seus preciosos ensinamentos e também a forma concreta com que eles nos fala.


DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso