SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS-ANO B
6ª FEIRA APÓS O 2º DOMINGO DEPOIS DE PENTECOSTES
AS LEITURAS DESTA PÁGINA E DO MÊS TODO
Primeira Leitura: Oséias 11,1.3-4.8c-9
Salmo Responsorial Isaías 12-R- Com alegria bebereis no manancial da salvação.
Segunda Leitura: Efésios 3,8-12.14-19
Era o dia de preparação do sábado, e este seria solene. Para que os corpos não ficassem na cruz no sábado, os judeus pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas dos crucificados e os tirasse da cruz. 32 Os soldados foram e quebraram as pernas, primeiro a um dos crucificados com ele e depois ao outro. 33 Chegando a Jesus, viram que estava morto. Por isso, não lhe quebraram as pernas, 34 mas um soldado golpeou-lhe o lado com uma lança, e imediatamente saiu sangue e água. (35 Aquele que viu dá testemunho, e o seu testemunho é verdadeiro; ele sabe que fala a verdade, para que vós, também, acrediteis.) 36 Isto aconteceu para que se cumprisse a Escritura que diz: “Não quebrarão nenhum dos seus ossos”. 37 E um outro texto da Escritura diz: “Olharão para aquele que traspassaram”.
Jesus convida a todos os que estão cansados e carregados de fardos. Nessa categoria cabem todos os seres humanos, mesmo aqueles que não se deem conta de seu cansaço e de sua sobrecarga.
Qual é a causa de nosso cansaço? É o nosso afastamento de Deus. Longe de Deus a vida é cansativa e é um exílio. Longe de Deus estamos todos, como se canta na Salve-rainha, os degredados filhos de Eva, chorando, com saudades da pátria. Deus mesmo é nossa pátria. Estar próximo dele é viver em nosso verdadeiro lar.
Jesus nos anima para fazermos a viagem de volta: “Vinde a mim”. Porque todo aquele que se aproxima dele chega à presença do Pai: “Eu estou no Pai, o Pai está em mim”. O nosso acesso a Jesus, e por meio dele, ao Pai, é o Sagrado Coração. Seu convite: “Vinde a mim”, é sua abertura de coração.
Na festa de hoje, Jesus escancara as portas de seu coração e nos diz, com grande ternura e afabilidade: “Entrai, entrai por suas portas dando graças, e em seus átrios, cantando hinos de louvor”.
E, uma vez adentrados, o que lá encontraremos?
Deixemos Jesus falar por si mesmo: “Eu vos darei descanso”. Esse descanso, oferecido por Jesus, significa muito mais do que ociosidade. É um descanso ativo, por assim dizer. É um desfrutar dos tesouros do seu coração. Um degustar de sua infinita sabedoria, paz e amor.
Grandes riquezas nos aguardam dentro do Coração de Jesus. São João da Cruz descreve esse coração como uma mina inesgotável com infinitas veias de ouro e de pedras preciosas. Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.
Tais riquezas não podem ser experimentadas no lado de fora. Só aqueles que entram no Coração de Jesus podem conhecê-las. Portanto, atendamos prontamente o convite do Senhor: “Vinde a mim”!