SÁBADO-2ADV

SÁBADO DA 2ª SEMANA DO ADVENTO

14/12/2024 

São João da Cruz 


 LINKS AUXILIARES:


Primeira Leitura: Eclesiástico 48, 1-4.9-11

Salmo Responsorial: 79(80)-R- Convertei-nos, ó Senhor, resplandecei a vossa face e nós seremos salvos!

Evangelho: Mateus 17,10-13

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Ao descerem do monte, 10os discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da lei dizem que Elias deve vir primeiro?” 11Jesus respondeu: “Elias vem e colocará tudo em ordem. 12Ora, eu vos digo, Elias já veio, mas eles não o reconheceram. Ao contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do homem será maltratado por eles”. 13Então os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista. – Palavra da salvação. 


Meu irmão, minha irmã!

Mt 17,10-13

É muito comum a gente elogiar as pessoas depois que elas morreram. Enquanto vivas, essas pessoas foram objeto de nossa crítica impiedosa. Só depois de sua morte conseguimos perceber o que de bom essa pessoa fez.

O mesmo podemos dizer dos profetas. Enquanto vivos, eles foram perseguidos, rejeitados, criticados, maltratados e, por fim, mortos. Somente depois da morte deles, é que as pessoas reconheceram que os profetas estavam corretos e que, de fato, transmitiram a Palavra de Deus.

É fácil reconhecer a obra de um profeta depois de sua morte, depois de muito tempo. Isso porque é mais fácil trazê-lo para perto de nossas próprias opiniões. Na verdade, muito dos elogios que fazemos dos que já morreram só o fazemos porque podemos manipular as suas palavras para reforçar nossas ideias e nosso comportamento. É muito difícil acolher o profeta na sua atualidade. 

É esse o tema do evangelho de hoje: João Batista é Elias. Elias veio na pessoa do Batista, mas ele não foi reconhecido como tal e por isso foi morto. Se as pessoas estivem bem predispostas e com o coração aberto, certamente teriam aceitado a mensagem de conversão de João Batista e assim teriam entendido que ele representava Elias que tinha retornado. Mas as pessoas não viram que o Batista era Elias, porque estavam fechadas em si mesmas.

Peçamos a Maria que nos ajude a nos dispor à vinda do Senhor.


DOM JULIO ENDI AKAMINE

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

Créditos do áudio: Rádio Uniso