2ªFEIRA DA 7ª SEMANA COMUM
LINKS AUXILIARES:
ÁUDIO DO COMENTÁRIO DESTA PÁGINA
AS LEITURAS DESTA PÁGINA E DO MÊS TODO
TODOS OS VÍDEOS DE DOM JÚLIO
Leitura: Eclesiástico 1,1-10
Salmo 92(93) R- Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor!
Evangelho de Marcos 9,14-29
Naquele tempo: 14Descendo Jesus do monte com Pedro, Tiago e João e chegando perto dos outros discípulos, viram que estavam rodeados por uma grande multidão. Alguns mestres da Lei estavam discutindo com eles. 15Logo que a multidão viu Jesus, ficou surpresa e correu para saudá-lo. 16Jesus perguntou aos discípulos: 'O que discutis com eles?' 17Alguém da multidão respondeu: 'Mestre, eu trouxe a ti meu filho que tem um espírito mudo. 18Cada vez que o espírito o ataca, joga-o no chão e ele começa a espumar, range os dentes e fica completamente rijo. Eu pedi aos teus discípulos para expulsarem o espírito. Mas eles não conseguiram.' 19Jesus disse: 'Ó geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando terei que suportar-vos? Trazei aqui o menino.' 20E levaram-lhe o menino. Quando o espírito viu Jesus, sacudiu violentamente o menino, que caiu no chão e começou a rolar e a espumar pela boca. 21Jesus perguntou ao pai: 'Desde quando ele está assim?' O pai respondeu: 'Desde criança. 22E muitas vezes, o espírito já o lançou no fogo e na água para matá-lo. Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e ajuda-nos.' 23Jesus disse: 'Se podes!... Tudo é possível para quem tem fé.' 24O pai do menino disse em alta voz: 'Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé.' 25Jesus viu que a multidão acorria para junto dele. Então ordenou ao espírito impuro: 'Espírito mudo e surdo, eu te ordeno que saias do menino e nunca mais entres nele.' 26O espírito sacudiu o menino com violência, deu um grito e saiu. O menino ficou como morto, e por isso todos diziam: 'Ele morreu!' 27Mas Jesus pegou a mão do menino, levantou-o e o menino ficou de pé. 28Depois que Jesus entrou em casa, os discípulos lhe perguntaram a sós: 'Por que nós não conseguimos expulsar o espírito?' 29Jesus respondeu: 'Essa espécie de demônios não pode ser expulsa de nenhum modo, a não ser pela oração.' Palavra da Salvação.
Eclo 1,1-10
Podemos sintetizar a leitura em três afirmações:
1. Deus é fonte e sede da sabedoria desde toda a eternidade;
2. A sabedoria é um mistério inacessível
3. A sabedoria foi criada por Deus e foi derramada abundantemente sobre todas as obras.
A sabedoria humana parece ser fruto do estudo e da experiência do homem, mas, na verdade, ela tem, em última instância, a sua origem em Deus. Deus é a origem da vida e também da sabedoria do homem.
Uma vez que todo o conhecimento do homem tem sua origem em Deus, ela só poderá se possuída por um dom divino.
Essa convicção é muito importante para nós hoje. Mesmo que o ser humano tenha conquistado grande e profundo conhecimento do mundo, é preciso reconhecer com humildade que estamos sempre nos defrontando com o mistério. Diante do mistério não bastam as capacidades humanas, é preciso também o dom de Deus.
Nesse sentido, é muito significativo o que escreveu São Boaventura na sua obra Itinerarium mentis in Deum (citado em Optatam totius, nº 16, n. 32): “[Ninguém] creia que lhe baste a leitura sem a unção, a especulação sem a devoção, a investigação sem a admiração, a atenção sem a alegria, a atividade sem a piedade, a ciência sem a caridade, a inteligência sem a humildade, o estudo sem a graça divina, a pesquisa humana sem a sabedoria inspirada por Deus”.
Arcebispo Metropolitano de Sorocaba
Créditos do áudio: Rádio Uniso