SEGUNDA-3TC

2ª FEIRA DA 3ª SEMANA COMUM

22/01/2024

São Vicente

LINKS AUXILIARES:

ÁUDIO DO COMENTÁRIO DESTA PÁGINA

AS LEITURAS DESTA PÁGINA E DO MÊS TODO

TODOS OS VÍDEOS DE DOM JÚLIO


Leitura: 2 Samuel 5,1-7.10

Salmo 88(89)-R- Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele. 

Evangelho de Marcos 3,22-30


Naquele tempo: 22Os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Beelzebu, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios. 23Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: 'Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? 24Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. 25Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. 26Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. 27Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa. 28Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. 29Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno.' 30Jesus falou isso, porque diziam: 'Ele está possuído por um espírito mau.' Palavra da Salvação.


Meu irmão, minha irmã!


Mc 3,22-30

A acusação que os mestres da Lei fazem contra Jesus é gravíssima! Acusam Jesus de expulsar demônios por estar possuído por Beelzebul, o príncipe dos demônios. Jesus mostra como é absurda essa acusação: “Como é que Satanás pode expulsar Satanás?” 

O exorcismo de Jesus é um ataque frontal contra Satanás, não é uma facção interna do Reino de Satanás que luta contra outra facção. Jesus é o mais forte que vence o forte. Ele veio para destruir o reino de Satanás. Até agora este reinava tranquilo sem encontrar oposição. Com a vinda de Jesus, o domínio de Satanás sobre este mundo acaba. Assim Jesus mostra que a sua ação é, de fato, ação de Deus que intervém para libertar a humanidade da escravidão satânica.

Mais ainda, atribuir a Satanás o que é ação de Deus é, portanto, blasfemar contra o Espírito Santo. Quem se obstina diante dos sinais que Jesus realiza se fecha à ação de Deus e também ao perdão pelo qual venceria Satanás. Quem recusa o perdão não pode recebê-lo.



DOM JULIO ENDI AKAMINE

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

https://pt-br.facebook.com/domjulioendi.akamine

Créditos do áudio: Rádio Uniso