QUINTA-16TC

SÃO TIAGO APÓSTOLO

25/07/2024

LINKS AUXILIARES:


1ª Leitura: 2Coríntios 4,7-15

Salmo Responsorial 125 (126) Os que lançam as sementes entre lágrimas ceifarão com alegria.

Evangelho Mateus 20,20-28

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 20a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. 22Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”. 24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro seja vosso servo. 28Pois o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”. – Palavra da salvação.

Meu irmão, minha irmã!

Mt 20,20-28

De fato, vós bebereis do meu cálice. É essa a glória do Apóstolo, muito diferente daquela que Tiago e João esperavam alcançar estando com Jesus. Quem quer estar com Jesus deve aspirar a sua glória, a glória daquele que foi exaltado na cruz e que chama os seus amigos a participar dos seus sofrimentos em união fecunda para muitos.

Duas glórias se contrapõem no Evangelho de hoje. A de Jesus que toma a firme decisão de ir a Jerusalém onde será entregue para se entregar em favor da humanidade, e a glória da mãe dos filhos de Zebedeu. Preocupada em garantir uma posição de prestígio para os seus filhos, ela não sabe o que está pedindo. 

Esquematicamente podemos ver uma luta entre dois amores: um amor do outro que chega até o sacrifício de si, e o amor de si até o sacrifício do outro (Agostinho).

Deus confere à pessoa a glória que lhe é devida. Não é a glória mundana, mas a glória de ser filho de Deus. 

São Tiago era ambicioso, mas Jesus o purificou pouco a pouco junto com os outros apóstolos, ensinando o caminho da humildade, do serviço e do dom de si.

É importante notar que São Tiago foi o primeiro mártir dos Apóstolos. Ao ser morto a mando de Herodes, Tiago “bebeu o cálice” conforme Jesus lhe tinha anunciado: “De fato, vós bebereis do meu cálice”.


DOM JULIO ENDI AKAMINE

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

Créditos do áudio: Rádio Uniso