TERÇA-25TC

3ª FEIRA DA 25ª SEMANA COMUM

24/09/2024

LINKS AUXILIARES:


1ª Leitura: Provérbios 21,1-6.10-13 

Salmo Responsorial 118(119)R-Guiai-me, Senhor, no caminho de vossos preceitos!

 Evangelho Lucas 8,19-21

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 19a mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele por causa da multidão. 20Então anunciaram a Jesus: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver”. 21Jesus respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”. – Palavra da salvação.


Meu irmão, minha irmã!

Pr 21,1-6.10-13

A leitura traz frases e pensamento que parecem soltos, mas eles fazem parte de um todo, de um conjunto de ensinamentos. Essas frases nos ajudam a conhecer mais profundamente a nossa vida e a nossa relação com Deus.

A primeira frase mostra que a mente e o coração devem ser como um riacho nas mãos de Deus. É Deus que os conduz, assim como o riacho é conduzido por canais e aquedutos. Se formos dóceis a Deus, nossos pensamentos e desejos resultarão em boas ações. Não podemos nos iludir, achando que somos donos de nossos pensamentos e que nosso caminho é sempre reto. O caminho é construído por nossos pensamentos e por isso devemos deixar que Deus conduza os nossos pensamentos e o nosso coração. 

Quem pensa que julga que apenas as práticas devocionais e religiosas vazias são suficientes está enganado. É preciso ações condizentes com a vontade de Deus e sua palavra. “Praticar a justiça e o direito é mais agradável ao Senhor do que muitos sacrifícios”. 

Por isso devemos banir do coração toda forma de orgulho e de arrogância, pois esses comportamentos são próprios do injusto. Além disso, é preciso agir com justiça, pois as riquezas adquiridas com mentiras são ilusão e caminho de morte. “Tesouros adquiridos com língua mentirosa soa ilusão passageira dos que procuram a morte”. 

Fazer o bem ao pobre é o caminho do cristão. Ele sabe que não pode ser surdo ao seu clamor. Deus não é surdo ao clamor do pobre, por isso nós também não devemos nos fazer de surdos. “Quem tapa os ouvidos ao clamor do pobre, também há de clamar, mas não será ouvido”.


DOM JULIO ENDI AKAMINE

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

Créditos do áudio: Rádio Uniso