PÁSCOA DO SENHOR

PÁSCOA DO SENHOR

31/03/2024

LINKS AUXILIARES:


1ª Leitura: Atos 10,34a.37-43

Salmo Responsorial 117(118) R Este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos! Aleluia, Aleluia, Aleluia!  

2ª Leitura: Colossenses 3,1-4 

   ou

 1 Coríntios 6b-8

Evangelho: João 20,1-9 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 20,1-9 1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: 'Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram.' 3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. 6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. 8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou. 9De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos. Palavra da Salvação.

ou

 nas missas vespertinas Lucas 24,13-35


Amados e amadas irmãs!

Hoje, dia solene de celebrarmos a Ressurreição do Senhor Jesus, vamos meditar no mistério mais profundo de nossa fé – O MISTÉRIO PASCAL –.

As leituras meditadas vão nos conduzindo de tal forma que possamos experimentar Jesus vivo e atuante em nossas vidas. Elas fazem uma recordação dos acontecimentos ocorridos em toda Judéia, desde o batismo de Jesus, de como Ele foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder, que Ele andou por toda parte, como nos acentua o atos dos apóstolos v. 38: “fazendo o bem e curando a todos os que estavam endemoniados”. E, mais ainda, nos recorda que nós somos testemunhas de tudo o que Jesus fez na terra dos judeus. 

Somos também convidados a recordar, pelo salmo 117 (118), que Deus é bom e que sua misericórdia é eterna. 

Já a 2ª. Leitura fala-nos para aspirar as coisas do alto, pois Jesus está sentado  à direita do Pai e cabe-nos esforçarmo-nos para aspirar às coisas celestes para que, conforme o v.4 diz, “quando Cristo, vossa vida, aparecer em seu triunfo, então vós parecereis também com Ele revestidos de glória.” Nós cristãos almejamos alcançar a glória; assim sendo, tomemos cuidado para não viver em demasia as coisas do mundo.

O Evangelho conduz-nos à cena do túmulo vazio onde Maria Madalena tem um papel fundamental, pois na busca do corpo do Senhor para perfumá-lo não encontra seu corpo e volta pressurosa para encontrar Simão Pedro e João, avisando-os do desaparecimento do corpo de Jesus. Ambos saem às pressas e eis que realmente só encontram os panos que envolvia o corpo de Jesus. João viu e acreditou, pois eles, de fato, não haviam ainda entendido a Escritura, “segundo a qual Jesus devia ressuscitar dos mortos.” v.9.

Irmãos e irmãs, recordemos que a Palavra de Deus tem o poder de nos alertar e conduzir para Jesus Ressuscitado, para experimentar Jesus em nossas vidas e procurar caminhar com Ele, fazendo sempre a vontade de Deus. Fugir das coisas do mundo, viver o amor fraterno, praticar o amor aos irmãos na mais radical forma, levando uma vida mais austera em respeito daqueles mais necessitados, que são privados das necessidades mais básicas do ser humano. 

Concluindo: que a quaresma tenha sido para todos nós uma profunda reflexão de vida para que mudemos nossos hábitos nem sempre tão bons, aprendamos a amar e amar sem medida, dividindo tudo que possamos: bens materiais, conhecimentos, cultura e afetividade que faz o ser humano mais fraterno e justo. Amém. 

Feliz Páscoa a todos! 

Reflexão de Maria Angela Guenka – leiga tendo ser comprometida com as coisas do alto.