4ª FEIRA DA 5ª SEMANA COMUM
(ANO PAR)
AS LEITURAS DESTA PÁGINA E DO MÊS TODO
Salmo 36(37) R- O justo tem nos lábios o que é sábio.
Evangelho de Marcos 7,14-23
Naquele tempo: 14Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: 'Escutai todos e compreendei: 15o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. 16Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.' 17Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. 18Jesus lhes disse: 'Será que nem vós compreendeis? Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa, pode torná-la impura, 19porque não entra em seu coração, mas em seu estômago e vai para o fossa?' Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros. 20Ele disse: 'O que sai do homem, isso é que o torna impuro. 21Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23Todas estas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem.' Palavra da Salvação.
Com um pouco de fantasia podemos imaginar o encontro da rainha da Saba, uma região do sul da Arábia, com o soberano do povo de Israel. A rainha vinha atraída pela fama e sabedoria de Salomão. Chegou a Jerusalém “com enorme comitiva, com camelos carregados de aromas e enorme quantidade de ouro e de pedras preciosas”. E desse encontro ela não saiu desiludida. Conforme a leitura, a rainha ficou pasma e disse ao rei: “Era, mesmo, verdade o que eu ouvi dizer na minha terra, a respeito de teus feitos e de tua sabedoria! E olha que nem me contaram nem a metade. Superas em sabedoria e bens a fama que havia chegado a meus ouvidos”.
O próprio Jesus recordará esse episódio, mas dirá: “aqui está quem é mais do que Salomão” (Mt 12,42). Nós hoje, como a rainha de Saba, podemos contemplar o nosso Salomão, Jesus. A sabedoria do rei Salomão permanece para nós como um sinal do verdadeiro Sábio e como uma advertência para desperdiçar o nosso privilégio de termo muito mais do que Salomão.