5ª FEIRA DA 20 ª SEMANA COMUM
1ª Leitura: Ezequiel 36,22-28
Salmo Responsorial 50(51)R- Eu hei de derramar sobre vós uma água pura, e de vossas imundícies sereis purificados.
Jesus voltou a falar em parábolas aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo, 2 dizendo: “O Reino dos Céus é como um rei que preparou a festa de casamento do seu filho. 3 Mandou seus servos chamar os convidados para a festa, mas estes não quiseram vir. 4 Mandou então outros servos, com esta ordem: ‘Dizei aos convidados: já preparei o banquete, os bois e os animais cevados já foram abatidos e tudo está pronto. Vinde para a festa!’ 5Mas os convidados não deram a menor atenção: um foi para seu campo, outro para seus negócios, 6 outros agarraram os servos, bateram neles e os mataram. 7 O rei ficou irritado e mandou suas tropas matar aqueles assassinos e incendiar a cidade deles. 8Em seguida, disse aos servos: ‘A festa de casamento está pronta, mas os convidados não foram dignos dela. 9 Portanto, ide às encruzilhadas dos caminhos e convidai para a festa todos os que encontrardes’. 10 Os servos saíram pelos caminhos e reuniram todos os que encontraram, maus e bons. E a sala da festa ficou cheia de convidados. 11 Quando o rei entrou para ver os convidados, observou um homem que não estava em traje de festa 12 e perguntou-lhe: ‘Meu caro, como entraste aqui sem o traje de festa?’ Mas o homem ficou sem responder. 13 Então o rei disse aos que serviam: ‘Amarrai os pés e as mãos desse homem e lançai-o fora, nas trevas! Ali haverá choro e ranger de dentes’. 14 Pois muitos são chamados, mas poucos são escolhidos”.
Meu irmão, minha irmã! Ez 36,23-28
Mesmo que o profeta Ezequiel não fale de “Nova Aliança”, a leitura de hoje é uma continuação da maravilhosa profecia de Jeremias sobre essa Nova Aliança. Ezequiel aprofunda ainda mais e descreve de modo ainda mais belo como será essa Nova Aliança. O que Ezequiel põe no início foi o que Jeremias tinha posto no fim: a purificação dos pecados. Deus promete ao seu povo pecador: “Derramarei sobre vós uma água pura, e sereis purificados. Eu vos purificarei de todas as impurezas e de todos os ídolos”. A purificação com uma água que é derramada pelo Senhor realiza o que para o homem é impossível. Não há como ouvir essa profecia de Ezequiel sem nos lembrar e nos alegrar com o batismo cristão. Fomos purificados pela água do Espírito e pelo sangue do Cordeiro! O batismo, de fato, nos perdoou dos nossos pecados.
Isso, porém, não é tudo. A profecia promete algo ainda mais surpreendente: “Eu vos darei um coração novo e porei um espírito novo dentro de vós. Arrancarei do vosso corpo o coração de pedra e vos darei um coração de carne; porei meu espírito dentro de vós e farei com que sigais a minha lei e cuideis de observar os meus mandamentos”. Jeremias tinha anunciado que Deus iria escrever a lei no coração. Ezequiel agora anuncia algo ainda mais belo: Deus não só mudará completamente o coração e o espírito do ser humano; Ele vai colocar dentro de nós o seu coração e o seu espírito! Trata-se de um verdadeiro transplante espiritual! No novo coração que Deus põe no ser humano, pode vir o Espírito Santo! Mais uma vez, não há como não se recordar do nosso batismo e da nossa crisma! Que felicidade saber que em nosso peito bate um coração novo habitado pelo Espírito Santo!
De fato, o Espírito Santo no nosso novo coração, a obediência à vontade de Deus se torna alegria e felicidade.