DOMINGO- 31TC

Solenidade de Todos os Santos 

03/11/2024

LINKS AUXILIARES:


Primeira Leitura: Apocalipse 7,2-4.9-14

Salmo Responsorial: 23(24)R-É assim a geração dos que procuram o Senhor!

Segunda Leitura: 1 João 3,1-3

Evangelho: Mateus 5,1-12a (Bem-aventuranças).


Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 1vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los: 3“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. 5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. 11Bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós por causa de mim. 12Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”. – Palavra da salvação.


PREZADOS IRMÃOS E IRMÃS:     


Quase cada dia, numa diocese, ou num país, ou na Igreja toda, a Igreja celebra um santo, isto é, uma pessoa que foi declarada oficialmente “santa” – canonizada, depois de um longo processo que pesquisa toda a vida desta pessoa e depois que se reconhece um milagre que é atribuído a ela.

Hoje celebramos todos os santos, os canonizados e os não canonizados. É uma festa que tem sua origem em Roma, no início do século 7º, na dedicação da Igreja de Santa Maria e de todos os Mártires. 

É um dia que nos convida a perguntar-nos o que significa: “ser santo” e como podemos chegar a ser santo. 

O Evangelho de hoje nos dá resposta e nos indica o caminho. Fala de oito maneiras de ser feliz, que são oito maneiras de ficar santo. O pobre de espírito se cura da concupiscência. Ele encontra sossego de suas aflições em Deus. Não conquista terras com força de armas, mas reúne muitos corações com sua mansidão. Deseja desta maneira um mundo justo e misericordioso, é puro e transparente. Promove a paz. Mesmo perseguido, é feliz, porque vive com Deus.

Dificilmente vamos ter todas estas características, mas basta que tomemos uma delas como meta, outras seguem. Depositemos nossa esperança em Jesus que nos purifica e nos fortifica. Assim chegaremos à grande reunião dos Santos.


Ir. Timótea OSB