DOMINGO- 13TC

Solenidade de São Pedro e São Paulo 

DIA DO PAPA

30/06/2024 

LINKS AUXILIARES:


Primeira Leitura: Atos dos Apóstolos 12,1-11

Salmo Responsorial-33(34)-R- De todos os temores me livrou o Senhor Deus.

Segunda Leitura: 2 Timóteo 4,6-8.17-18

Evangelho: Mateus 16,13-19 (Tu és Pedro...)


Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros, ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. 17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do reino dos céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”. – Palavra da salvação. 


Prezados irmãos e irmãs!  


São Pedro e São Paulo, embora colunas da Igreja, diferentes na ação pastoral, jamais quebraram a comunhão e a unidade da Igreja, fazendo de suas vidas uma doação total a serviço do evangelho e dos irmãos. Ambos enfrentaram muitos sofrimentos, até o martírio. 

Paulo combateu o bom combate, e Pedro manifestou o seu amor a Jesus, apascentando as ovelhas que lhe foram confiadas, como faz o nosso Papa Francisco, profeta dos nossos tempos, amado e também odiado, que sofre por amor a Cristo, sem desanimar, porque sabe que nunca está sozinho, a exemplo de Paulo.  (João 21, 15-19)


Diácono José da Cruz, Paróquia N. Sra.  Consolata,  Votorantim- SP