Primeira Leitura: Atos 1,1-11
Salmo Responsorial 46(47) R- Por entre aclamações Deus se elevou, / o Senhor subiu ao toque da trombeta!
Segunda Leitura: Efésios 1,17-23
Evangelho: Lucas 24, 46-53
"46.“Assim é que está escrito, e assim era necessário que Cristo padecesse, mas que ressurgisse dos mortos ao terceiro dia. 47.E que em seu nome se pregasse a penitência e a remissão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. 48.Vós sois as testemunhas de tudo isso. 49.Eu vos mandarei o Prometido de meu Pai; entretanto, permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto”.* 50.Depois os levou para Betânia e, levantando as mãos, os abençoou. 51.Enquanto os abençoava, separou-se deles e foi arrebatado ao céu. 52.Depois de o terem adorado, voltaram para Jerusalém com grande júbilo. 53.E permaneciam no templo, louvando e bendizendo a Deus."
Amigos e amigas do Gotas da Palavra!
O assunto de hoje é bastante fundamental em nossa vida cristã, mas pouco conversado entre nós. Estamos falando do céu, é a Solenidade da Ascensão do Senhor Jesus, e por que não dizermos: lembra a nossa partida final; nós também vamos para o céu, se Deus quiser e se nosso estilo de vida permitir.
Jesus, no final de Sua presença física entre nós, nos convida a subir ao monte perto de Betânia, e gozar das maravilhas de Deus. Para tal é necessário ter uma vida cheia de Deus e de amor ao próximo. A espiritualidade de nossa vida deverá corresponder àquilo que queremos ser na terra e na nossa subida ao céu.
Procuremos viver santamente, pois foi essa a recomendação de Jesus em Sua vida terrena. Procuremos, também, dar testemunho a todos pelo resultado de tudo que de bom fizemos aqui na terra, dando-nos o direito da vontade do Pai.
Agradeçamos sempre este aviso importante para todos nós, para que sintamos como é bom ser cristão, fazer o bem e estar sempre unido ao Senhor.
Bom Domingo a todos! E feliz dia da Ascensão do Senhor!
Padre José Ernani Angelini
Prezados irmãos e irmãs!
Lc 24, 46-53
Celebramos hoje a Ascensão de Jesus, isto é, a plenitude de sua Páscoa e também a nossa. Agora cabe a nós – comunidade de discípulos – pela prática de seu novo Mandamento mostrá-lo presente e por seu Espírito atuante na História da humanidade.
Lemos o final do Evangelho de São Lucas que faz, por assim dizer, a passagem ao livro dos Atos dos Apóstolos, escrito também por São Lucas. No Evangelho, Lucas descreve a ação de Jesus e em Atos mostra a presença do Senhor Ressuscitado na vida dos seus seguidores.
Com a Ascensão inicia-se o tempo da Igreja, pois assim lemos no texto proclamado, ou seja, que a reação dos discípulos é de reconhecimento, expectativa e alegria: “Eles o adoraram e depois voltaram para Jerusalém, com grande alegria” (v. 52). Reconhecem que Jesus realizou plenamente o projeto do Pai e por isso merece todo reconhecimento e adoração.
Interessante notar que o início do Evangelho de São Lucas é na cidade de Jerusalém, precisamente, no Templo, onde se encerra o “tempo de Israel e que, aos poucos, dá lugar ao “tempo do Espírito,” pois é este que anima a comunidade cristã, a fim de que viva a mesma prática libertadora de Jesus.
Somos, pois, convidados na liturgia de Jesus, a uma séria revisão de nossa vida, a saber: como estamos testemunhando o Evangelho de Jesus em nossos dias e com tantos desafios da vida moderna?
Cresça em nós consciência e uma firme e resoluta decisão de sermos no mundo a viva presença de Jesus e instrumentos de sua ação na construção de um mundo novo e fraterno. Não nos esqueçamos do final da primeira leitura: “Homens da galileia, porque ficais aqui, parados, olhando para o céu? Este Jesus, que vos foi levado para o céu, virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu” (v 11).
E é exatamente assim que seremos fiéis testemunhas: olhando para Deus – cheios de esperança e de confiança – que caminharemos com os pés no chão transformando realidades terrenas.
Padre Tadeu Rocha Morais, pároco da Igreja Catedral de Sorocaba sp