6ª FEIRA-6TP

6ª FEIRA DA 6ª SEMANA DA PÁSCOA

10/05/2024

LINKS AUXILIARES:


Primeira Leitura: Atos 18,9-18

Salmo Responsorial 46(47) R- O Senhor é o grande rei de toda a terra.

Evangelho: João 16,20-23

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. A mulher, quando deve dar à luz, fica angustiada porque chegou a sua hora, mas depois que a criança nasceu, ela já não se lembra dos sofrimentos, por causa de um homem ter vindo ao mundo. Também vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria. Naquele dia, não me perguntareis mais nada". 

Meu irmão, minha irmã!

Jo 16,20-23a

A Ascenção não é o contrário da encarnação. É isso o que Jesus explica aos discípulos, quando fala da alegria do nascimento do filho que é precedida pelas dores do parto. A mãe não se lembra das dores, mesmo que as dores tenham sido fortes, porque a alegria do nascimento é incomparável.

Quando Jesus sobe aos céus não devemos pensar que isso seja o contrário da sua vinda até nós. A ascensão não é a separação de Jesus. Pelo contrário, é o início de uma presença ainda mais profunda. Agora glorificado nos céus, Jesus participa em sua humanidade da condição de Deus. Em sua condição mortal, Jesus não podia estar em dois lugares ao mesmo tempo. Quando ele falava com alguém não podia falar com outra. Agora glorificado, Jesus, em sua humanidade, participa da onipotência e da onipresença de Deus. Ele está presente em todas as partes; pode estar em contato pessoal com todos ao mesmo tempo e em todos os lugares.


DOM JULIO ENDI AKAMINE

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

Créditos do áudio: Rádio Uniso